Lançado Plano de Ação para o Acesso Aberto Diamante

UC está entre as primeiras 40 organizações signatárias do Plano

LC
Lorena Caliman
02 março, 2022≈ 4 mins de leitura

Acaba de ser disponibilizado publicamente, em conjunto pela Science Europe, cOAlition S, OPERAS e Agência Nacional de Investigação Francesa (ANR), o Plano de Ação para o Acesso Aberto Diamante. A expressão Diamante refere-se a um modelo de publicação académica em Acesso Aberto no qual revistas e plataformas são gratuitas para autores e leitores. O Plano de Ação se dedica a desenvolver mais amplamente e expandir um ecossistema de Acesso Aberto Diamante sustentável e orientado para a comunidade.

O Plano de Ação propõe alinhar e desenvolver recursos comuns para todo o ecossistema Diamante, incluindo revistas e plataformas, ao mesmo tempo em que respeita a sua diversidade cultural, multilingue e disciplinar, que constitui a força do setor. O Plano focaliza quatro elementos centrais: a eficiência, os padrões de qualidade, a construção de capacidade, e a sustentabilidade, seguindo as recomendações do Estudo sobre Revistas de Acesso Aberto Diamante (em inglês). O estudo, publicado em março de 2021 e produzido por 10 instituições, lideradas pela cOAlition S, já conta com mais de 21.000 visualizações e 12.000 downloads na plataforma Zenodo. Também em 2021, a UC promoveu um workshop que apresentou e discutiu os principais resultados do estudo.

No momento do lançamento, um grupo amplo e diversificado de mais de 40 organizações internacionais já manifestou o seu apoio ao Plano de Ação. A Universidade de Coimbra encontra-se no grupo das primeiras instituições signatárias do Plano, além de ser membro da Assembleia Executiva da infraestrutura OPERAS, uma das instituições responsáveis pela elaboração do Plano de Ação.

Marc Schiltz, presidente da Science Europe, afirma que “endossar o Plano de Ação Diamante é um sinal do comprometimento para trabalhar conjuntamente na direção de um sistema de publicação académica que é justo, orientado para a comunidade, liderado e possuído pela academia. O Plano de Ação fornece um conjunto de ações prioritárias para desenvolver e expandir um ecossistema de comunicação académica Diamante sustentável e gerido pela comunidade”.

O Plano de Ação pretende criar uma comunidade inclusiva ao redor do mundo que tenha as ferramentas para fortalecer as já existentes revistas e plataformas Diamante e aumentar a sua visibilidade. O documento foi preparado pela ANR, pela cOAlition S, pela infraestrutura OPERAS e pela Science Europe em consulta com participantes do Workshop sobre Acesso Aberto Diamante, decorrido em fevereiro de 2022, e especialistas do grupo de trabalho em Ciência Aberta da Science Europe. Um resumo do plano foi apresentado em Paris na Open Science European Conference 2022, durante uma sessão sobre o futuro da publicação académica.

Apoio

Uma panorâmica completa das organizações de apoio pode ser encontrada aqui. As organizações e indivíduos que também desejem apoiar o desenvolvimento do ecossistema de Acesso Aberto Diamante e tornar-se parte da sua comunidade podem subscrever o Plano de Ação neste link.

Conheça

Leia e faça download do Plano de Ação para o Acesso Aberto Diamante na plataforma Zenodo.

Partilhe