Inquérito internacional sobre livros em Acesso Aberto: participe

Projeto PALOMERA, integrado pela UC, quer entender por que há tão poucas políticas para livros em Acesso Aberto

06 setembro, 2023≈ 3 mins de leitura

Os livros académicos continuam a desempenhar um papel importante na produção académica, em particular nas Ciências Sociais e nas Humanidades. No entanto, até agora, os livros académicos não têm sido um ponto fulcral para os decisores políticos em matéria de Acesso Aberto. O projeto PALOMERA, financiado pela União Europeia e integrado pela UC, aborda este desafio. O projeto tem duração de dois anos e, já na sua primeira fase, realizou uma extensa recolha de dados sobre as necessidades, obstáculos e desafios da elaboração de políticas para os livros.

Como continuidade desse trabalho, o projeto lançou um inquérito, de âmbito europeu, para compreender melhor as necessidades, os desafios e as lacunas na elaboração de políticas para os livros em Acesso Aberto. O inquérito está disponível em inglês (aceda através deste link) e pode ser preenchido até o próximo dia 15 de setembro.

O PALOMERA pretende recolher contributos de todas as pessoas interessadas em processos de abertura na ciência, além das mais diversas partes interessadas envolvidas com o tema, incluindo:

• Decisores políticos nacionais ou regionais
  • Organizações financiadoras da investigação
  • Universidades e outras organizações que realizam investigação
  • Editores (nacionais ou internacionais)
  • Bibliotecas
  • Fornecedores de infraestruturas
  • Sociedades académicas/aprendizagem
  • Bibliotecas universitárias
  • Editoras universitárias
  • Iniciativas de publicação lideradas por académicos
  • Investigadores individuais (também aqueles sem qualquer afiliação)
  • Sociedades científicas
  • Entusiastas do acesso aberto e da ciência aberta

Mais informações

Conheça mais os objetivos e as atualizações do projeto PALOMERA: https://operas-eu.org/projects/palomera/.

Com base nos dados fornecidos pelos resultados do inquérito, o PALOMERA fornecerá recomendações acionáveis para o desenvolvimento de políticas de livros de acesso aberto a nível europeu, nacional e institucional.

Ao participar neste inquérito, estará a dar um contributo para a investigação necessária para acelerar a transformação do mercado dos livro em Acesso Aberto na Europa.