Iniciativas do projeto 25AprilPTLab são destaque de evento no CES

Projeto de investigação com conteúdos em acesso aberto e atividades educativas apresenta documentário e debate nesta quinta-feira

LC
Lorena Caliman
28 outubro, 2021≈ 4 mins de leitura

Nesta quinta-feira, 28, decorre a sessão “A criação do Serviço Nacional de Saúde: a conquista de um direito (1974-1979)”. O evento acontece no Centro de Estudos Sociais (CES) Sofia e contará com a projeção de um documentário produzido pela equipa do projeto 25AprilPTLab, seguido de um debate.

O documentário produzido pelo 25AprilPTLab, com apoio da equipa do Centro de Documentação 25 de Abril (CD25A), inclui imagens de dezenas de documentos originais e vivos testemunhos de intervenientes diretos nos primórdios do Serviço Nacional de Saúde (SNS), além de refletir as coleções do CD25A. O documentário tem guião de Pierre Marie e edição de Eduardo Albuquerque. Uma exposição sobre o mesmo tema da história da criação do SNS, inaugurada em 28 de setembro deste ano, está aberta no Colégio da Graça até o dia 31 de dezembro e conta com uma versão virtual, disponível no site do CD25A.

O 25AprilPTLab - Laboratório interativo da transição democrática portuguesa - é um projeto realizado em parceria entre o CES e o CD25A e consiste num repositório de documentos e de recursos pedagógicos, em acesso aberto, sobre a história contemporânea portuguesa de 1958 até 1972. A plataforma online que aborda o período de transição para a democracia portuguesa é direcionada para a comunidade educativa, com foco nos professores/as do ensino básico e secundário, além do público em geral.

Os conteúdos digitais do repositório são tratados pela equipa de investigação do projeto, que é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), com validade documental e rigor histórico necessários para sua utilização em processos educativos. A plataforma inclui, ainda, uma ferramenta de autoria onde professores/as podem utilizar os recursos disponíveis para criar conteúdos adequados à sua disciplina e grau de ensino.

O 25AprilPTLab faz uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para disponibilizar recursos multimédia da história recente de Portugal e do património cultural associado ao período do 25 de Abril, servindo como veículo de memória da herança cultural e política do país. Promove ainda a criação e construção de conhecimento, estimulando o diálogo entre professores e alunos e o reforço das convicções democráticas das novas gerações.

| Saiba mais |

Recursos abertos: As diferentes ferramentas da plataforma 25AprilPTLab podem ser exploradas através deste link.

Evento: No dia 28 de outubro (quinta-feira): projeção de documentário sobre a criação do SNS, produzido pelo projeto, seguido de debate no CES - Sofia - sala 02, Piso 02, pelas 16h30.

Exposição: a exposição sobre a criação do Serviço Nacional de Saúde está aberta à visitação no CES Sofia ate 31 de dezembro, além da exposição virtual em acesso livre.

Partilhe