Iniciativa de Promoção da Cultura Científica divulga atividades selecionadas

Atividades premiadas na terceira edição da iniciativa vão decorrer até maio de 2023

UU
UC Open Science, via Notícias UC
18 julho, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

Já está disponível a lista com as atividades e eventos premiados pela terceira edição da iniciativa "Promoção da Cultura Científica". As dez ações selecionadas vão decorrer até maio de 2023 e destacam-se pela originalidade e pelo seu cariz interdisciplinar, pondo em diálogo as áreas de saber dos centros de investigação da UC e transmitindo o seu conhecimento para a sociedade civil.

A iniciativa Promoção da Cultura Científica teve início em 2019, com a reformulação da Semana Cultural da Universidade de Coimbra e a reorganização dos eventos de promoção da cultura científica. Seu objetivo é apoiar, com um financiamento de até 750 euros por ação, dez eventos e atividades levadas a cabo por investigadores dos diversos centros de investigação e faculdades da UC. De acordo com a Vice-Reitora da UC para a Investigação e o 3o Ciclo, Cláudia Cavadas, um dos objetivos da iniciativa é levar a ciência desenvolvida na UC às pessoas fora da academia. Para o Vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, a terceira edição da iniciativa mostra a maturação crescente desta área de atuação, espelhando uma abertura crescente à permeabilidade entre saberes.

A iniciativa Promoção da Cultura Científica é promovida pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC (iiiUC). As informações completas sobre o projeto, bem como detalhes sobre os eventos e as atividades apoiadas, estão disponíveis no website do iiiUC: https://www.uc.pt/iii/iiiuc-apoia/apoio-a-promocao-da-cultura-cientifica/2022/

Lista das 10 atividades/eventos (com locais e datas de realização)

• Science also sleeps: raising awareness about good (and bad) sleep habits (exposição e ações de divulgação científica) – até maio de 2023 (diversos locais)
  • Café com debate. Inteligência Artificial e Responsabilidade: panorama jurídico e técnico atual (workshop) – setembro (Instituto Jurídico da UC e Instituto Pedro Nunes)