Fórum da comunidade PKP discute ciências sociais e humanidades na Europa

O espaço convida partes interessadas a discutirem o processo de transição para a comunicação de ciência aberta

LC
Lorena Caliman
08 fevereiro, 2021≈ 4 mins de leitura

Acaba de ser lançado, pelo PKP e pelo consórcio OPERAS, um fórum digital dedicado à discussão sobre as ciências sociais e humanidades na comunidade europeia. O Fórum procura reunir e estimular o diálogo entre partes interessadas como editoras/editores, gestores de plataformas de publicação, revisores e investigadores. Todos eles são convidados a discutir sobre o processo de transição para a comunicação de ciência aberta, suas experiências e em que medida elas são comuns a outras comunidades, além dos desafios que são enfrentados durante esse processo.

O fórum das Ciências Sociais e Humanidades na Europa é aberto a todos os interessados e/ou envolvidos com comunicação de ciência (não apenas membros do OPERAS) e pretende focalizar também, entre outros assuntos, iniciativas e práticas inovadoras em publicação e perspetivas para a comunicação de ciência aberta. O espaço é moderado pela EKT (National Documentation Centre/Centro Nacional de Documentação, da Grécia) em nome do OPERAS.

O fórum está inserido dentro da categoria Redes Regionais (Regional Networks) e já vem recebendo contribuições. Ele conta atualmente com tópicos relacionados às experiências com a publicação imediata de artigos, aos modelos de negócio e ao networking nas comunidades nacionais.

Sobre o PKP

O PKP é uma iniciativa multiuniversitária para desenvolver softwares livres de código aberto e conduzir investigação que melhore a igualdade e o alcance das publicações científicas. O PKP é responsável pelo desenvolvimento de softwares como o OJS (Open Journal Systems) e o OMP (Open Monograph Press), ambos usados pela Imprensa da Universidade de Coimbra para gerir revistas científicas e livros em acesso aberto.

Sobre o OPERAS

O OPERAS é a infraestrutura de investigação (RI) que apoia a comunicação de ciência aberta nas Ciências Sociais e Humanidades (CSH) na Europa. Sua missão é coordenar e federar recursos na região para tratar de forma eficiente as necessidades de comunicação dos investigadores europeus no campo das CSH. A Universidade de Coimbra é membro de sua Assembleia Executiva, representada pelo Vice-Reitor para Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão.

| Saiba mais |

Aceda ao fórum da comunidade PKP sobre as ciências sociais e humanidades na Europa.

Partilhe