Explorator: projeto de Ciência Cidadã recebe contribuições para informatizar o mundo das plantas

LC
Lorena Caliman
28 abril, 2020≈ 3 mins de leitura

O Herbário da Universidade de Coimbra lança, online, o projeto Explorator: iniciativa de ciência cidadã que pede a colaboração de voluntários para disponibilizar online a maior coleção biológica em Portugal. O objetivo é informatizar os exemplares de plantas de todo o mundo que constituem o Herbário da Universidade com o auxílio da comunidade.

A coleção possui atualmente 800.000 exemplares, de grande relevância científica global. Além disso, o Herbário celebra em 2020 seu 140o. aniversário. Os utilizadores podem escolher um projeto para contribuírem dentro do Explorator. Dentre os disponíveis estão: Leguminosas do Brasil; Detectives; Plantas carnívoras portuguesas; Miscelânea; Plantas dos Açores; Herbário de Wilkomm e Crucíferas de Portugal.

Pode contribuir e aprender acedendo a https://coicatalogue.uc.pt/explorator/. A estrutura de investigação opera em Acesso Aberto, e o catálogo online recebe milhares de consultas mensalmente. Há cinco níveis de utilizadores, que vão desde os mais iniciantes aos mais experientes. O processo de atualização torna fácil a progressão ao longo da sessão, e em cada campo há um ícone de ajuda para esclarecer as dúvidas mais comuns. Mais informações sobre como participar e o modo de utilização se encontram aqui.

A realização do projeto de Ciência Cidadã acompanha o incentivo da Comissão Europeia, que promove esse tipo de iniciativa como forma de democratizar a ciência, aproximando academia e sociedade. A Ciência Cidadã também pretende promover a literacia científica e a participação ativa do público nas decisões.

O projeto é realizado pelo Herbário da UC em colaboração com o Departamento de Engenharia Informática da Universidade, no âmbito da infraestrutura PORBIOTA.