Evento ibero-americano debate a Ciência Aberta e a edição académica

Encontro acontece de 15 a 17 de junho e conta com a participação do Vice-Reitor da UC, Delfim Leão

11 junho, 2021≈ 4 mins de leitura

De 15 a 17 de junho, a Associación de Editoriales Universitarias de América Latina y el Caribe (EULAC) realiza, em parceria com a Unión de Editoriales Universitárias Españolas (UNE) o evento “Ciencia abierta: reflexiones desde la edición universitaria y académica”. O evento contará com a participação de especialistas de diferentes países ibero-americanos, incluindo o Vice-Reitor para Cultura e Ciência Aberta da UC, Delfim Leão, que irá moderar a mesa do dia 17 de junho sobre Ciência Aberta e Edição Académica.

As instituições organizadoras destacam, no programa do evento, a importância de integrar a discussão sobre ciência aberta a partir da perspetiva das editoras académicas na medida em que os diferentes pilares do novo paradigma científico “afetam de diversas maneiras os projetos das editoras das instituições de educação superior, em particular os temas relacionados com a comunicação em acesso aberto”.

A apresentação oficial do evento será realizada pelas presidentas das associações, Ana Isabel González (UNE) e Sayri Karp (EULAC), no dia 15 de junho. No mesmo dia, Alea López de San Román, Chefe de Políticas da Direção-Geral de Investigação e Inovação da Comissão Europeia, apresenta a conferência “La política de Ciencia Abierta de la Unión Europea”.

No dia 16 de junho, tem lugar a mesa “Ciencia abierta y derecho de autor”, moderada por Paula Gil, assessora jurídica de propriedade intelectual, habeas data e contratação internacional da Universidade de Rosário, na Colômbia. A mesa terá como oradores Mónica Boreto (OMPI, Argentina), José Luis Caballero Leal (México) e Fernando Carbajo Cascón (Universidade de Salamanca, España).

A mesa moderada pelo Vice-Reitor Delfim Leão, “Ciencia abierta y edición académica”, no dia 17 de junho, traz como oradores duas diretoras e um diretor de editoras científicas: Remedios Pérez García (Universidade Politécnica de Valencia, España), Édgar García Valencia (Universidad Veracruzana, México) e Flávia Goulart Rosa (Universidade Federal da Bahia, Brasil). A especialista em comunicação de ciência da Universitat Oberta de Catalunya, Candela Ollé Castellà, completa a mesa de convidados.

A programação começa sempre às 16h no horário de Portugal e o evento poderá ser acompanhado ao vivo pelo Facebook, nos canais da EULAC e da UNE.

Confira a programação completa e mais detalhes sobre conferencistas neste link.

| Serviço |

O quê: Evento Ciência Aberta - Reflexões desde a edição universitária e académica

Quando: Dias 15, 16 e 17 de junho, a partir das 16h (horário de Portugal)

Onde: Streaming pelos canais da EULAC e da UNE no Facebook.

Partilhe