Evento comemorativo de 10 anos da SciELO Livros recebe o Vice-Reitor da UC, Delfim Leão

Delfim Leão discute os temas do Acesso Aberto e da bibliodiversidade na publicação de livros académicos digitais

LC
Lorena Caliman
30 março, 2022≈ 3 mins de leitura

Nesta quinta-feira, 31 de março, a coleção SciELO Livros comemora seus 10 anos de operação, no desenvolvimento de infraestruturas para a publicação de livros académicos em formato digital, de acordo com o estado da arte. O Vice-Reitor para a Cultura e a Ciência Aberta na UC, Delfim Leão, é um dos convidados do evento e participa da mesa que discutirá o tema “Lições de bibliodiversidade e Acesso Aberto na publicação de livros académicos digitais”.

O evento de comemoração dos 10 anos da coleção propõe-se como foro para o reconhecimento dos avanços e dos desafios sobre o futuro do livro digital, à luz do Acesso Aberto e da Ciência Aberta. Sobretudo, o encontro pretende ser um espaço de debate sobre o tema do livro digital. O evento decorre no formato online, via Zoom, e tem inscrições gratuitas neste link.

Ainda como parte das comemorações, a SciELO Livros publicou uma entrevista, na última terça-feira (29), com o Vice-Reitor Delfim Leão, que falou sobre as motivações da Imprensa da UC em publicar todas as suas obras em Acesso Aberto, sobre o desenvolvimento da biblioteca Pombalina e sobre as relações entre o desenvolvimento cultural e a Ciência Aberta. Confira a entrevista completa neste link.

A coleção SciELO Livros compreende 1200 títulos - 62% deles em acesso aberto -, operando com 20 editoras ativas e mais de 13 mil capítulos em acesso aberto. Nesses dez anos de existência da coleção, os livros em acesso aberto serviram uma média anual de mais de 1 milhão de downloads. A SciELO Livros é parte do Programa SciELO, liderado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com apoio da CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Conta ainda com o apoio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) e da Asociación de Editoriales Universitárias de América Latina y el Caribe (EULAC). Também é membro do DOAB (Directory of Open Access Books).