Equipa da UC discute modelos de Acesso Aberto em evento da EBSCO

Ana Miguéis, da BGUC, participa na Mesa Redonda "Os desafios da Ciência Aberta e os Modelos de Acesso Aberto"

28 março, 2023≈ 3 mins de leitura

No próximo dia 30 de março, quinta-feira, Lisboa recebe o evento EBSCO Open Day, para debater temas relacionados com a contribuição das bibliotecas nas áreas de criação e disseminação do conhecimento, pesquisa, educação e divulgação que apoiam os objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. O evento vai contar com convidados de referência no mundo das bibliotecas académicas em Portugal, representantes de editores internacionais e da EBSCO. Ana Eva Miguéis, da Área de Serviços e Sistemas de Gestão Integrada da BGUC, irá representar a UC na mesa redonda que discute os desafios da Ciência Aberta e os Modelos de Acesso Aberto no evento, juntamente com representantes da universidade do Minho, da b-on, e da Cambridge University Press e da própria EBSCO.

Durante a mesa redonda, cada um dos representantes irá abordar a temática em discussão em diferentes aspetos e de modo complementar, incluindo: o papel das editoras e os novos modelos de publicação; as possibilidades que os novos modelos potenciam para as editoras; a aposta da FCT no acesso aberto e nas suas formas de implementação; a sustentabilidade, a equidade e a inovação na publicação científica; e acesso aberto através de novos modelos.

O evento decorre das 9h às 15h30,, no Olissippo Lapa Palace Hotel, e as inscrições podem ser feitas através deste link.

Mais informações: aceda à página do EBSCO Open Days Lisboa.