Descoberta e colaboração em Ciência Aberta são tema de chamada de trabalhos em conferência internacional

Evento final do projeto TRIPLE acontece em fevereiro em Bonn, na Alemanha

LC
Lorena Caliman
17 novembro, 2022≈ 4 mins de leitura

O potencial, os desafios e as possibilidades surgidos dos esforços para a Ciência Aberta, com foco especial nas Ciências Sociais e Humanidades, são o foco da conferência final do projeto TRIPLE, que será realizada em Bonn, na Alemanha, entre 01 e 03 de fevereiro de 2023. A conferência está com call for papers aberta até o dia 30 de novembro, recebendo resumos de até 250 palavras para apresentações de 20 minutos e workshops de 90 minutos. As propostas devem ser submetidas através deste link. O projeto TRIPLE, com duração de três, anos, foi criado em 2019, é financiado pela Comissão Europeia através do programa Horizonte 2020, e é integrado pela UC.

As questões a serem exploradas nas propostas devem se concentrar nos tópicos a seguir:

  • Inovação e serviços inovadores em Ciências Sociais e Humanidades (CSH) - A depender da disciplina e da abordagem teórica, o que é considerado “inovador” pode diferir. O projeto TRIPLE quer explorar o significado da inovação em Ciência Aberta e SSH e com que finalidade ela pode ser explorada.
  • Multilinguismo nas CSH - Pretende-se explorar o papel do multilinguismo na descoberta e na colaboração. Os tópicos a serem abordados aqui podem ser vocabulários, multilinguismo em várias disciplinas, etc.
  • Financiamento (colaborativo) em Ciência Aberta - Como obter financiamento para um projeto de investigação é sempre uma questão crucial. A intenção é explorar o entrelaçamento de oportunidades de financiamento, impacto social e as possibilidades oferecidas por formas aparentemente novas de financiamento, como o crowdfunding.
  • Sustentabilidade, Infraestruturas de Investigação e Ciência Aberta - A manutenção de infraestruturas, plataformas e serviços de investigação em Ciência Aberta necessita de soluções sustentáveis ​​que explorem novos modelos de governação e financiamento coerentes com a visão da Ciência Aberta. Possíveis artigos poderiam investigar os desafios e possibilidades da governança sustentável em Ciência Aberta, discutir a própria ideia de sustentabilidade de dados, recursos e serviços.
  • Colaboração - A importância da colaboração internacional e interdisciplinar para a ciência está crescendo constantemente. Como pode ser a colaboração entre investigadores, várias partes interessadas, serviços, infraestruturas, como a colaboração pode ser habilitada e facilitada? O campo das CSH (por exemplo, tecnologicamente, conceitualmente) pode fornecer soluções e ideias para as ciências formais e naturais e vice-versa?
  • Metadados e qualidade de dados - Vocabulários alinhados, interoperabilidade de vários tipos de dados e dados abertos vinculados são tópicos-chave na discussão de hoje sobre metadados e qualidade de dados. Como as Ciências Sociais e Humanidades são impactadas por essas discussões? Como elas se beneficiam e evoluem? Como esses tópicos conectam as CSH a disciplinas científicas fora do campo?
  • Quaisquer outros tópicos relacionados e de importância para Colaboração e Descoberta em Ciência Aberta.

Sobre o projeto TRIPLE

Desde 2019, o projeto TRIPLE desenvolve a plataforma de descoberta multilingue GoTriple, com o objetivo de facilitar a investigação interdisciplinar e fomentar a colaboração. A plataforma fornece um ponto de acesso central para os utilizadores explorarem, encontrarem, acessarem e reutilizarem materiais de Ciências Sociais e Humanidades (CSH) em escala europeia (dados e publicações, perfis de investigadores, projetos). Os utilizadores podem encontrar recursos adequados para apoiar suas próprias pesquisas e desenvolver projetos colaborativos e interdisciplinares: diferentes ferramentas inovadoras são conectadas à plataforma para aprimorar a experiência geral de utilização. Os dados são coletados de forma automática e contínua com o suporte ativo de um vocabulário contendo 11 idiomas para recursos e capacidades de classificação. A GoTriple faz parte do catálogo EOSC, por meio da Infraestrutura de Investigação OPERAS - sendo a UC um dos membros da Assembleia Executiva da infraestrutura.

A GoTriple se dedica a enfrentar os desafios prementes que as Ciências Sociais e Humanidades enfrentam: dados e resultados de investigação estão espalhados ao longo das linhas de várias disciplinas, idiomas, catálogos e repositórios, e a colaboração – entre investigadores, empresas e cidadãos – é dificultada. O serviço e as suas funcionalidades pretendem amenizar e, eventualmente, ultrapassar as fronteiras que separam disciplinas e investigadores.

Ao fornecer um vocabulário multilingue, a criação de uma API de código aberto para enriquecer os dados e, assim, oferecer um serviço de descoberta interdisciplinar e multilingue, a GoTriple pretende funcionar como uma intersecção entre vários atores da academia e da sociedade, aumentar a baixa visibilidade dos resultados das CSH e melhorar o seu impacto.

| Informações importantes |

O que: Chamada aberta para resumos - conferência internacional TRIPLE

Quando: até 30 de novembro, através deste formulário

Data da conferência: De 01 a 03 de fevereiro de 2023 - Bonn, Alemanha

Mais informações: Os resumos devem ter no máximo 250 palavras e ser acompanhados de uma nota biográfica, a ser adicionada na secção de comentários.

Em caso de dúvidas, contactar o projeto através do e-mail: triple@operas-eu.org.

Partilhe