Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Investigação completa 10 anos

DORA vai promover uma série de eventos no mês de maio

03 fevereiro, 2023≈ 4 mins de leitura

Resultado do Encontro Anual da Sociedade Americana de Biologia Celular, ocorrido em dezembro de 2012, a San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA) acaba de completar 10 anos de existência. A Declaração consiste numa série de recomendações para promover a melhoria da avaliação da investigação. Atualmente, a DORA já possui mais de 22 mil signatários, incluindo indivíduos e organizações, em 159 países.

Para comemorar os seus 10 anos de existência, o comitê de direção da DORA organiza uma celebração de uma semana, composta por duas partes: duas sessões plenárias e um programa descentralizado de eventos locais e regionais.

As sessões plenárias serão realizadas em formato online e têm o intuito de discutir o estado do campo, a última década de trabalho e os planos futuros. As sessões serão divididas por localização - a Plenária Ásia Pacífico e a Plenária África, Américas e Europa, ambas no dia 16 de maio. Mais informações e link para inscrições na página da DORA.

Além da programação central, a DORA estimula os seus signatários a submeterem propostas para eventos locais, presenciais, híbridos ou online, entre 15 e 19 de maio. As propostas podem ser submetidas através deste link, onde também pode ser consultado o calendário com os eventos locais já confirmados.

Aprimorando a avaliação da investigação

A DORA promove recomendações em uma série de tópicos, além de direcionar as suas recomendações para as diversas partes interessadas no desenvolvimento da investigação - agências de financiamento, instituições, editores, organizações que fornecem métricas e investigadores. De maneira mais ampla, a Declaração reconhece:

  • a necessidade de eliminar o uso de métricas baseadas em periódicos, como o fator de impacto, nas considerações de financiamento, nomeação e promoção;
  • a necessidade de avaliar a pesquisa por seus próprios méritos, em vez de depender dos méritos do periódico no qual ele foi publicada; e
  • a necessidade de investir as oportunidades oferecidas pela publicação online (por exemplo, tornar mais flexíveis os limites desnecessários do número de palavras, figuras e referências em artigos, e explorar novos indicadores de importância e impacto).

Outras iniciativas para melhorar a avaliação da investigação têm ganhado repercussão internacional, como o Acordo para a Reforma da Avaliação da Investigação, lançado em 2022 e assinado pela UC. A Universidade de Coimbra também é signatária da DORA através do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos.

| Mais sobre a DORA |

Leia a declaração completa, traduzida para diversas línguas: https://sfdora.org/read/read-the-declaration-portugues-brasileiro/

Confira a lista de signatários

Divulgue o evento com a hashtag #DORAat10.

Partilhe