Criadora de projeto de Ciência Cidadã, alumna da UC integra "Top 100 Women in Social Enterprise"

Mariana Alves é incluída como Inovadora Social com impacto significativo

LC
Lorena Caliman
12 março, 2021≈ 3 mins de leitura

O projeto de ciência cidadã Cartas com Ciência, abordado aqui no último mês de novembro, acaba de ter sua fundadora, a alumna da UC Mariana Alves, reconhecida como Inovadora Social no ranking "Top 100 Women in Social Entreprise". A lista, produzida pela rede europeia Euclid Network, destaca 100 mulheres com impacto significativo no empreendedorismo social na região.

A iniciativa destaca as 100 mulheres sem ranqueá-las por ordem, celebrando-as no setor do empreendedorismo social e focalizando suas jornadas de impacto e suas conquistas. Os nomes foram divulgados no último Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2021, e a lista inclui duas categorias, Inovadoras Sociais e Empreendedoras Sociais.

Na categoria de Inovadoras Sociais, estão empreendedoras públicas e privadas, líderes de intermediários como incubadoras sociais e redes nacionais de empreendimentos sociais e académicos, que trabalhem a nível regional, nacional, supranacional ou internacional. As inovadoras sociais devem ter demonstrado um impacto significativo no último ano, com uma missão explícita de resolver um desafio social ou ambiental, e com um modelo de negócio resiliente, realista e orientado por impacto.

Nas Empreendedoras Sociais, são incluídas fundadoras ou gestoras de projetos sociais - sejam eles com fins lucrativos, sem fins lucrativos ou híbridos - cujo trabalho tenha demonstrado grande impacto social e/ou ambiental no último ano.

A Cartas com Ciência, iniciativa por meio da qual Mariana é destacada na lista, está com inscrições abertas para a participação de cientistas no ano letivo de 2021-2022. O projeto, criado em parceria entre Mariana e Rafael Galupa - ambos atualmente investigadores no Laboratório Europeu de Biologia Molecular -, parte de um modelo sedimentado em quatro pilares: Ciência, Educação, Língua e Sociedade. A Cartas com Ciência proporciona formação e experiência em comunicação científica a investigadores; promove a literacia científica e linguística nos países lusófonos; impulsiona o português como língua de conhecimento e oportunidades; e contribui para a quebra de estereótipos relacionados com a ciência e com os cientistas. A UC é também parceira no projeto.

O programa tem como visão um mundo com igualdade de oportunidades para todas as crianças, com a missão de inspirá-las a considerar o ensino superior e as carreiras científicas.

Além da fundadora do Cartas com Ciência, outras seis portuguesas foram incluídas na lista da Euclid Network. A mentora de Mariana e co-fundadora do Native Scientist (projeto-mãe do Cartas com Ciência), foi nomeada por seu projeto Chaperone, voltado para o desenvolvimento de carreira para cientistas. O projeto Native Scientist, além de parcerias, são também citados na nomeação de Mariana.

| Saiba mais |

Explore a lista das 100 mulheres da EN.

A rede irá publicar entrevistas com cada uma das nomeadas, no seu site e na sua newsletter.