Conferência Lusófona de Ciência Aberta tem chamada de trabalhos até 04 de abril

Evento acontece em Maputo, de 10 a 12 de outubro

28 fevereiro, 2022≈ 3 mins de leitura

Acontece, entre os dias 10 e 12 de outubro deste ano, a 13ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA), em Maputo, Moçambique, com o tema “Ciência Aberta: Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade”. O evento pretende reunir as comunidades dos países lusófonos que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com a Ciência Aberta em todas as suas vertentes - do Acesso Aberto à Informação Científica e Dados de Investigação.

A Conferência recebe submissões de propostas até 04 de abril, adotando boas práticas de Ciência Aberta na sua organização e seleção de trabalhos: revisão por pares aberta, disponibilização dos dados de investigação utilizados nos trabalhos e identificadores persistentes de autores e trabalhos aceites e publicados.

Diferentes tipos de propostas são aceites, incluindo: comunicações orais de investigação de casos gerais; demos de ferramentas, produtos e serviços com potencial interesse para a promoção e o apoio às práticas de Acesso Aberto e Ciência Aberta; “pecha kuchas”, apresentações de 7 minutos com até 24 slides sobre trabalhos de investigação e desenvolvimento recentes ou em conclusão; painéis, pósteres; workshops e tutoriais (mais detalhes aqui).

Os trabalhos submetidos devem estar ligados aos seguintes temas: “Acesso Aberto e Dados de Investigação Abertos: sistemas, políticas e práticas”; “Ciência Aberta e outras expressões de conhecimentos aberto” e “Gestão de informação de Ciência e Tecnologia”. Confira os sub-temas de cada um dos tópicos na página oficial do evento.

As propostas de comunicação e Pecha Kucha serão avaliadas por dois membros da Comissão Científica - um do Brasil e um de Portugal -, e as propostas de Demo, Póster, Painel e Workshops serão avaliadas pela Comissão Organizadora. Aproximando-se da prática de revisão por pares aberta, crescentemente defendidas como prática de Ciência Aberta, a identidade dos autores e dos avaliadores de cada trabalho será dada a conhecer.

A Conferência Lusófona de Ciência Aberta assume-se como o espaço privilegiado para promover a partilha, a discussão e a divulgação de conhecimentos, práticas e investigação sobre as temáticas da Ciência Aberta, em todas as suas dimensões e perspetivas. Nesta edição, a conferência é acolhida pela Universidade Eduardo Mondlane.

| Resumo - Informações úteis |

O que: Conferência Lusófona de Ciência Aberta

Quando: 10, 11 e 12 de outubro de 2022

Onde: Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique.

Submissões de trabalhos: Até 04 de abril.

Notificação da aceitação de propostas: 13 e 14 de junho

Eixos temáticos e mais detalhes sobre cada tipo de proposta aceite: neste link.