Comunidade UC envia os seus contributos para a UNESCO Recommendation on Open Science

Os contributos foram recebidos entre novembro e dezembro

23 dezembro, 2020≈ 3 mins de leitura

Após uma chamada de contribuições aberta à comunidade científica, a Universidade de Coimbra envia, neste final de ano, um documento com comentários ao first draft da UNESCO Recommendation on Open Science, divulgado pelo órgão da ONU para Educação, Ciência e Cultura no mês de novembro.

A Universidade recebeu nove contributos, assinados individual ou coletivamente pelas suas instâncias internas, que foram organizados no documento unificado que é agora entregue à UNESCO. A chamada para contribuições da Universidade esteve aberta entre 18 de novembro e 15 de dezembro.

O documento com contributos da UC reflete uma diversidade de entendimentos da sua comunidade sobre o papel da Ciência Aberta e sobre as melhores práticas para que esse novo paradigma de produção e circulação da ciência possa tornar-se cada vez mais uma realidade a nível mundial. O texto enviado pela UC à UNESCO, em português e em inglês, está disponível em acesso aberto para consulta e leitura (links no final desta notícia).

Após a recolha de comentários e sugestões da comunidade científica dos seus Estados-Membros ao primeiro rascunho da Recomendação, a UNESCO deve preparar e pôr a circular uma versão atualizada do texto, em março de 2021. Em seguida, o órgão prevê a adoção de um texto final para o documento na sua próxima Conferência Geral, a decorrer em novembro de 2021.

As Recomendações da UNESCO são instrumentos legais que têm o intuito de estabelecer normas e princípios de regulação internacional em questões particulares, pretendendo também influenciar o desenvolvimento de práticas e leis nacionais. Saiba mais.

| Fique por dentro |

Leia o documento com os contributos da UC, disponibilizado nos links abaixo.

Contributo da UC para a UNESCO Recommendation on Open Science - português

Contributo da UC para a UNESCO Recommendation on Open Science - inglês