Comunidade OPERAS junta-se a iniciativas de apoio às Ciências Sociais e Humanidades na Ucrânia

Consórcio europeu propõe medidas práticas para apoiar a preservação da cultura e da ciência ucranianas

14 março, 2022≈ 4 mins de leitura

© OPERAS blog

O consórcio OPERAS publicou, nesta segunda-feira, 14, a sua declaração de apoio à comunidade das Ciências Sociais e Humanidades na Ucrânia, contendo iniciativas e medidas práticas para o apoio à preservação das infraestruturas culturais e de investigação do país. Com a declaração, a comunidade OPERAS salienta o reconhecimento do papel central da investigação das Ciências Sociais e Humanidades (CSH) para o fortalecimento das democracias, na medida em que promove valores humanos fundamentais e incentiva a igualdade, a inclusão e a diversidade.

Nesse contexto, os principais objetivos da comunidade OPERAS são: apoiar a preservação da herança cultural e científica da sociedade ucraniana; sustentar a comunicação de ciência e a publicação académica ucranianas; fortalecer a colaboração entre a comunidade das CSH da União Europeia e os investigadores ucranianos; e facilitar a integração de resultados de investigação da Ucrânia na Nuvem Europeia de Ciência Aberta (EOSC).

A partir desses objetivos, o OPERAS lista quatro conjuntos de medidas de apoio. Em primeiro lugar, está a iniciativa do projeto TRIPLE (um dos serviços dedicados da infraestrutura OPERAS) em adicionar conteúdo académico ucraniano em sua plataforma, a GoTriple, coletando numerosos recursos científicos das CSH. Através dessa atividade, o OPERAS pretende explorar diferentes possibilidades e oportunidades para a coleta de dados e a cooperação com as instituições científicas da Ucrânia, assim como com fornecedores de dados e metadados.

Em segundo lugar, o OPERAS vai contactar ativamente instituições, editores e revistas académicas ucranianos para descobrir como melhor apoiá-los na preservação dos seus dados e de seu conteúdo científico.

Em terceiro lugar, através do seu serviço Research for Society, o consórcio OPERAS está a explorar possibilidades para ajudar os investigadores ucranianos a envolverem-se em atividades de construção de resiliência com seus cidadãos, empregando abordagens das humanidades públicas.

Por fim, a comunidade OPERAS está envolvida com e apoia as seguintes iniciativas correntes direcionadas à comunidade das CSH ucranianas:

1. ScienceForUkraine - uma plataforma para coletar oportunidades de apoio para académicos e estudantes ucranianos afetados pela guerra.

2. SUCHO - Salvar a Herança Cultural Ucraniana Online - uma iniciativa de arquivamento de importantes materiais de herança cultural disponíveis online.

Participação da comunidade

O consórcio OPERAS convida todos os seus membros a contribuírem ativamente com esses esforços e a trabalharem em programas de apoio em suas próprias instituições e comunidades. A comunidade OPERAS acredita que através de esforços conjuntos da comunidade académica europeia, a cooperação com os colegas ucranianos não apenas será sustentada através do conflito, mas poderá efetivamente tornar-se mais forte.

A Universidade de Coimbra, como membro da Assembleia Executiva do OPERAS e membro do projeto TRIPLE, une-se a essas iniciativas e convida a sua comunidade académica a contribuir com elas.