Comissão Europeia concede financiamento para melhorar panorama editorial de Acesso Aberto

Projeto Craft-OA tem participação de 23 parceiros em 14 países europeus; UC é um dos membros do consórcio

20 dezembro, 2022≈ 5 mins de leitura

A partir de janeiro de 2023, a Universidade de Coimbra estará envolvida em mais um projeto de Ciência Aberta: o projeto CRAFT-OA (“Creating a Robust Accessible Federated Technology for Open Access") tem o envolvimento de 23 parceiros em 14 países europeus, com duração de 36 meses. O projeto é financiado no âmbito do programa-quadro Horizonte Europa (Horizon Europe), visando evoluir e reforçar o panorama editorial institucional de Acesso Aberto Diamante (“Diamond OA”): sem taxas para autores ou leitores.

Ao oferecer serviços e ferramentas tangíveis para todo o ciclo de vida da publicação de revistas científicas, o CRAFT-OA vai capacitar as plataformas e os fornecedores de serviços locais e regionais a ampliar, profissionalizar e alcançar uma maior interoperabilidade com outros sistemas de informação científica para conteúdos e plataformas. Estes desenvolvimentos ajudarão os investigadores e editores envolvidos na publicação.

O projeto centra-se em quatro vertentes de ação para melhorar o modelo Diamond OA:

(1) Proporcionar melhorias técnicas para plataformas de revistas e software de revistas

(2) Construir comunidades de prática para promover a melhoria global da infra-estrutura

(3) Aumentar a visibilidade, capacidade de descoberta e reconhecimento da publicação Diamond OA

(4) Integrar a publicação Diamond OA com a Nuvem Europeia de Ciência Aberta (EOSC) e outros agregadores de dados em grande escala.

Os parceiros do consórcio CRAFT-OA já possuem um compromisso de longa data na publicação e infraestrutura institucional e estão empenhados em sustentar e desenvolver capacidades no terreno. Na Universidade de Coimbra, o trabalho será desenvolvido a partir da experiência da Imprensa da Universidade (IUC). O CRAFT-OA irá fornecer ferramentas técnicas, eventos de formação, materiais de formação, informação, e serviços para o ambiente editorial institucional das revistas diamante. Vai ainda fomentar comunidades de prática com capacidade para sustentar as melhorias do projeto ao longo do tempo.

Membros e projetos relacionados

Fazem parte do consórcio, além da UC: a Universidade de Göttingen como coordenadora, a Infraestrutura de Investigação OPERAS, a Federação das Sociedades Finlandesas de Aprendizagem, a Fundação Max Weber, a Technische Informationsbibliothek, o Centro de Informática da Universidade de Zagreb, a Universidade de Masaryk, a Fundação Europeia da Ciência, o Centro de Investigação Científica da Academia Eslovena de Ciências e Artes, OpenAIRE, a Universidade de Berna, a Universidade de Turim, EGI, a Universidade Zadar, IBL PAN e a Biblioteca Estadual e Universitária de Hamburgo (Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo), a Universidade de Varsóvia, a Universidade de Aix-Marseille e o DOAJ.

O projeto CRAFT-OA está ligado a outros projetos europeus de apoio às revistas de acesso aberto diamante, especialmente o projecto DIAMAS, com duração de 3 anos (Developing Institutional Open Access Publishing Models to Advance Scholarly Communication).Como o CRAFT-OA apoia principalmente a publicação do tipo Diamond Open Access, fornecendo uma atualização tecnológica, o projecto DIAMAS apoia o acesso aberto diamante a um nível não técnico, por meio da criação de um centro de capacidade e de uma comunidade.

O projeto PALOMERA (Policy Alignment of Open Access Monographs in the European Research Area) investiga também a comunicação académica institucional mas concentra-se, ao contrário das revistas, em livros e especialmente em políticas para livros. O projeto também será lançado em Janeiro de 2023, com uma duração de dois anos.

| Mais a conhecer |

Mais sobre os projetos da infraestrutura OPERAS: https://operas-eu.org/projects/

A Universidade de Coimbra é membro da Assembleia Executiva do OPERAS e líder do Special Interest Group em Multilinguismo. Mais informações: https://operas-eu.org/special-interest-groups/multilingualism-2/