Cimeira Global sobre Acesso Aberto Diamante promete expandir iniciativas mundialmente

06 novembro, 2023≈ 3 mins de leitura

A Cimeira Global sobre o Acesso Aberto Diamante, realizada em Toluca, México, e online, de 23 a 27 de outubro de 2023, foi concluída com um sucesso categórico e promessas de promoção do ecossistema de comunicação académica do Acesso Aberto Diamante.


Organizada pela Redalyc, UAEMéx, AmeliCA, UNESCO, CLACSO, UÓR, ANR, cOAlition S, OPERAS e Science Europe, a Cimeira reuniu pela primeira vez as partes interessadas do Acesso Aberto Diamante (Diamond OA) de todo o mundo, todas unidas no seu compromisso de promover a qualidade, sustentabilidade, usabilidade e equidade do acesso à comunicação académica.


Ao longo de quatro dias, um total de 700 participantes nos três eventos principais - a Conferência Internacional de Editores de Revistas da Redalyc, a Reunião de Membros da AmeliCA e a 2ª Conferência Diamante sobre Acesso Aberto - participaram em debates alargados sobre várias iniciativas e práticas de Acesso Aberto Diamante, com ênfase no desenvolvimento de políticas, governação, avaliação da investigação e sustentabilidade.


Reconhecendo a natureza diversificada das revistas, repositórios e plataformas de acesso aberto diamante, exigida por várias disciplinas de investigação, bem como as diferentes capacidades das diversas partes interessadas a nível mundial, a Cimeira sublinhou a necessidade crítica de uma maior colaboração no setor do acesso aberto diamante à escala mundial. Essa colaboração, como se concluiu durante a Cimeira, é fundamental para a partilha generalizada de conhecimentos, que constituem o nosso bem mais valioso e um bem público para benefício de todos.

Sob os temas "Publicação Científica de Acesso Aberto Diamante: um Bem Comum e Público" e "Desenvolvimento de um roteiro para uma infraestrutura de comunicação académica diamante", a cimeira assistiu a debates dinâmicos que visavam desenvolver a propriedade e a liderança da comunidade sobre os conteúdos académicos e criar condições para uma Rede de Acesso Aberto Diamante federada a nível mundial.


O documento "Conclusions and Way Forward" está disponível em linha. Outros destaques e conclusões individuais de cada evento serão divulgados em breve.

| Saiba mais |

Leia o Manifesto sobre a Ciência como Bem Público Global, lançado na esteira da Cimeira Global sobre o Acesso Aberto Diamante (em espanhol).

Conheça mais sobre os resultados da Cimeira Mundial sobre Acesso Aberto Diamante: globaldiamantoa.org.

Partilhe