Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da UC lança canal no Youtube

Projeto disponibiliza conteúdos científicos abertos ao público

LC
Lorena Caliman
10 junho, 2020≈ 4 mins de leitura

Democratizar o acesso ao conhecimento científico, utilizando um meio digital, gratuito e pervasivo para o público académico e extra-académico. A recente criação do canal do Youtube do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra vem ao encontro desse e de outros objetivos, permitindo também, no recente contexto de limitação de encontros presenciais, manter ativa a comunicação com o universo externo à Universidade.

Ativo desde meados de maio, o canal do CECH no Youtube, além de disponibilizar Seminários - tornando acessíveis aulas lecionadas nos cursos de mestrado e doutoramento - e conferências, inicia agora o projeto de divulgação de sua produção editorial, em parceria com a Imprensa da UC (IUC), na biblioteca 'Classica Digitalia', e também de obras publicadas em editoras não académicas e com reconhecimento nas áreas de ação do Centro. A Professora Doutora Carmen Soares, coordenadora do CECH, destaca também o plano de serem disponibilizados conteúdos de eventos científicos e atividades com a comunidade externa à UC. Pretende-se ainda incluir uma série chamada "Memórias", com gravações de conteúdos anteriormente arquivados.

A escolha por um canal na plataforma Youtube, ativando a disseminação de conteúdo audiovisual, reitera o objetivo de alcançar públicos mais diversos e democratizar o conhecimento. "A disponibilização de conteúdos científicos online sem custos para o utilizador constitui a forma mais aberta e democrática que possuímos, até à data, de disseminação do conhecimento. Em tempos em que o universo audiovisual se generaliza como canal privilegiado de comunicação, consideramos que a criação do canal Youtube vem complementar o nosso compromisso assumido há muito com a promoção da Ciência Aberta", comenta a professora Carmen Soares.

Nesta quarta-feira, 10 de junho, o canal estreia a publicação de vídeos no âmbito da parceria editorial entre o CECH e a IUC, com a disponibilização de vídeo que aborda 'Sobre Comer Carne', obra do autor grego Plutarco. O trabalho de pendor filosófico e retórico foi traduzido e comentado pelo professor e investigador Joaquim Pinheiro, que o apresenta no canal.

Para além de uma maior relação com o público académico, a coordenadora do CECH destaca ainda a possibilidade de interação do público mais amplo com o Centro a partir da iniciativa, uma vez que a possibilidade de comentários e interações com a nova página permite uma maior troca e recolha de sugestões dos utilizadores.

| Saiba mais |

Acesse o canal do Youtube do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da FLUC: https://bit.ly/2XMDorW.