Aprimorar a Nuvem Europeia de Ciência Aberta: EOSC Future tem chamadas abertas até março

Serão oferecidas até 15 bolsas para grupos de trabalho e comunidades de prática

LC
Lorena Caliman
28 janeiro, 2022≈ 6 mins de leitura

Disponibilizar uma Nuvem Europeia de Ciência Aberta (EOSC - European Open Science Cloud) focada na tecnologia, na interoperabilidade, na disponibilidade de recursos, no envolvimento e na experiência dos utilizadores é um dos objetivos centrais do projeto EOSC Future (2021-2023), financiado pelo programa Horizonte 2020. O projeto, alinhado com a proposta da EOSC e delineado para permitir o seu melhor desenvolvimento, visa reunir uma ampla variedade de colaboradores, de infraestruturas e e-infraestruturas, e diversas comunidades científicas, para produzir um ambiente que responda às reais necessidades dos utilizadores/investigadores.

Como parte de sua estratégia e rota de trabalho, dividida em três fases e oficialmente lançada em setembro de 2021, o projeto EOSC Future tem abertas até 21 de março duas chamadas da série “RDA Open Calls”: a RDA comunidades de prática e a RDA grupos de trabalho. Ambas as chamadas, em cooperação com a já estabelecida comunidade Research Data Alliance (existente desde 2013), intencionam fortalecer a relação das comunidades científicas com a Nuvem Europeia de Ciência Aberta (EOSC) e com a melhoria e desenvolvimento das suas funcionalidades.

Chamadas RDA

Nas chamadas abertas até 21 de março, a proposta é oferecer, por meio da experiência da comunidade global da Research Data Alliance, um maior envolvimento e contribuição das comunidades científicas para o desenvolvimento da EOSC.

A chamada para grupos de trabalho convida indivíduos e grupos de investigação a desenvolverem soluções de dados e de infraestruturas de investigação para apoiar a EOSC. Os grupos, de domínios e disciplinas específicos, deverão: permitir soluções de apoio aos desenvolvimentos técnicos da EOSC; lidar com as barreiras sociais de acesso à EOSC; aumentar a adoção e a participação da comunidade na EOSC; complementar os grupos de trabalho e estruturas de apoio à EOSC já existentes no âmbito da RDA.

As submissões devem estar focadas num conjunto de tópicos (link) relacionados com serviços, projetos, formações e desenvolvimento dos serviços e abordagens da EOSC, bem como dos seus grupos de trabalho e da sua agenda estratégica.

A chamada para os grupos de trabalho atenderá até 10 bolsas no valor máximo de 15.000 euros durante o tempo de existência do projeto EOSC Future (até 2023). Os grupos deverão durar de 12 a 18 meses. Mais detalhes aqui.

A chamada para as comunidades de prática RDA do EOSC Future procura especialistas e comunicadores experientes em várias áreas de investigação, para servirem como ponto focal de coordenação entre as suas comunidades profissionais e a comunidade EOSC mais ampla. As comunidades dedicadas contribuirão com o fornecimento de conhecimento e habilidades de domínios e disciplinas específicas na EOSC; o envolvimento de utilizadores e fornecedores na EOSC; e o fortalecimento do alinhamento entre linhas nacionais, regionais e de disciplinas específicas.

As candidaturas bem sucedidas deverão preparar um plano detalhado, elaborado a partir de resultados relacionados com: a consolidação de novas comunidades de investigação ao redor da EOSC; os desenvolvimentos disciplinares de apoio aos clusters científicos da EOSC existentes; as abordagens transdisciplinares de benefício para a EOSC; e abordagens globais, incluindo iniciativas comuns de investigação aberta.

A chamada para as comunidades de prática irá contemplar até 5 bolsas, cada uma totalizando um máximo de 7.500 euros, ao longo do curso do projeto EOSC Future. Podem inscrever-se pessoas ou grupos com um nível de especialização em seus respetivos domínios ou disciplinas, bem como comprometidos com princípios FAIR e outros princípios caros à RDA. Mais detalhes aqui.

Sobre o EOSC Future

A proposta da EOSC é disponibilizar um ponto único de acesso aos investigadores de todo o mundo a uma plataforma de ciência aberta e dados FAIR, a recursos e serviços em todas as disciplinas científicas. O projeto EOSC Future é financiado através do programa Horizonte 2020 e teve o seu início oficial em setembro de 2021. O seu objetivo é integrar, consolidar e conectar infraestruturas, comunidades de investigação e iniciativas de ciência aberta para continuar a desenvolver o portal EOSC, os projetos EOSC-Core, EOSC-Exchange e a própria EOSC.

O projeto quer responder adequadamente às crescentes necessidades dos investigadores, ao mesmo tempo que acompanha os avanços tecnológicos e o panorama político mais amplo relacionado com a Ciência Aberta. Por isso, o trabalho do projeto EOSC Future está ancorado em seis pilares temáticos:

- Políticas e Estratégia

- Tecnologia e Interoperabilidade

- Ciência de Excelência

- Co-desenvolvimento e Aquisição

- Habilitações e Formação

- Envolvimento do utilizador

Através de seu roteiro de trabalho, o EOSC Future planeja realizar melhorias na EOSC através de três fases. Cada fase de lançamento da EOSC vai apresentar funcionalidades melhoradas para utilizadores e fornecedores, permitindo uma maior e melhor disponibilidade de recursos, partilha, descoberta e recomposição. O roteiro do projeto é dividido através dos diferentes aspetos do ambiente da EOSC: partilha e descoberta de recursos, alocação de recursos, composição de recursos, habilitação de serviços para operar na EOSC (EOSC-Core), registo de recursos e serviços (EOSC-Exchange), grupos e projetos de ciência e interoperabilidade da EOSC. Mais detalhes aqui.

A estrutura de desenvolvimento e relação do EOSC Future em linha com toda a estrutura de projetos e desenvolvimento da EOSC pode ser visualizada abaixo:

O projeto EOSC Future conta com 35 instituições parceiras/membros. O objetivo final será destravar o potencial da investigação europeia através de uma visão da Ciência Aberta para a Sociedade. O projeto desenvolve-se a partir de oito principais objetivos, que vão da entrega e operação da EOSC-Core, passando pela expansão da EOSC-Exchange, a ampliação dos recursos para fornecer uma estrutura de execução para a EOSC, o aumento do impacto da investigação europeia, a promoção da participação do setor comercial na EOSC, o apoio e formação facultados a utilizadores e fornecedores de serviços, o envolvimento com as comunidades e o alinhamento da visão estratégica da EOSC. Mais detalhes sobre a visão e os objetivos do EOSC Future neste link.