Apoie a iniciativa que permite a pesquisa comparativa multilíngue no Alcorão, Antigo e Novo Testamento

QoraBib desenvolve primeira ferramenta de pesquisa simultânea nos textos religiosos das três principais religiões abraâmicas

LC
Lorena Caliman
12 julho, 2022≈ 4 mins de leitura

As religiões são um dos fenómenos culturais mais importantes na história da humanidade, e independentemente das opiniões pessoais, têm estado no centro da evolução histórica e das mudanças entre civilizações. A iniciativa QoraBib, projeto da investigadora francesa Emilly Cottrel, propõe a possibilidade inédita a todas as pessoas de ler e pesquisar os textos das três religiões abraâmicas (judaísmo, cristianismo e islamismo) online de maneira simultânea.

O projeto da ferramenta está com uma campanha de crowdfunding aberta para financiar o seu desenvolvimento, através do canal de crowdfunding da comunidade OPERAS - infraestrutura de investigação de ciência aberta voltada para as Ciências Sociais e Humanidades, e integrada pela UC. O canal de crowdfunding é uma parceria com a plataforma wemakeit e será integrado como um dos serviços inovadores da plataforma GoTriple, um serviço dedicado do OPERAS cuja versão final será entregue no primeiro trimestre de 2023. A GoTriple é desenvolvida pelo projeto TRIPLE, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Horizonte 2020.

Leitura comparativa entre textos religiosos

A aplicação QoraBib permite aos utilizadores pesquisar através de palavras-chave selecionadas - nomes de pessoas e de lugares -, no Alcorão, no Antigo e no Novo Testamento, em cinco línguas: árabe, francês, inglês, alemão e holandês. Ao permitir ao leitor acessar o texto contínuo à pesquisa realizada, os textos podem ser melhor compreendidos e comparados. Dessa forma, a ferramenta vai facilitar a criação de concordâncias entre textos paralelos, temas e histórias que poderão ser facilmente estudados (por investigadores ou não). O índex multilíngue permite a comparação de diversas traduções dos escritos, o que é uma condição para a inteligibilidade do próprio significado da literatura antiga.

A proponente do projeto, Emily Cottrel, é uma investigadora independente francesa baseada na Holanda, cujas publicações estão relacionadas com a história da filosofia em árabe. Cottrel visitou coleções de livros e manuscritos árabes ao redor do mundo e planeia agora trabalhar sobre as pontes entre diferentes tradições e religiões. Outro membro da equipe, o desenvolvedor web do projeto, é um estudante iemenita sediado na Jordânia.

Para saber mais sobre o desenvolvimento do QoraBib, o planeamento de uso dos recursos arrecadados e como pode contribuir, aceda à página: https://wemakeit.com/projects/qorabib.

| Saiba mais |

> Conheça o canal de crowdfunding da comunidade OPERAS no wemakeit: https://wemakeit.com/channels/operas

> Tem um projeto nas Ciências Sociais e Humanidades e procura uma alternativa inovadora de financiamento? Saiba como submeter o seu projeto no canal do OPERAS: https://wemakeit.com/pages/operas

Partilhe