Apoie a iniciativa de financiamento colaborativo para revistas e editoras académicas na Ucrânia

Projeto foi lançado no canal de crowdfunding da comunidade OPERAS; saiba mais

LC
Lorena Caliman
11 maio, 2022≈ 5 mins de leitura

Sabia que existem mais de mil periódicos académicos na Ucrânia, dos quais mais de 700 são revistas de acesso aberto? Com a invasão do país, iniciada em fevereiro de 2022, e a expansão da zona de guerra, a sua atividade científica foi impactada. Apesar de existirem, no momento, diversas iniciativas de apoio aos investigadores ucranianos - a exemplo do Science for Ukraine -, ainda há uma falta de apoio para outros profissionais que trabalham na geração de conhecimento, a exemplo de bibliotecários, editoras e pessoal administrativo. Tendo isso em vista, foi lançada, no último dia 04 de maio, uma iniciativa de financiamento colaborativo, a “Supporting Ukrainian Editorial Staff” (SUES - Apoio ao pessoal editorial ucraniano).

A iniciativa parte de diversas instituições europeias, infraestruturas e organizações; Institute of Literary Research of the Polish Academy of Sciences (IBL-PAN), OPERAS, Directory of Open Access Journals (DOAJ), Directory of Open Access Books (DOAB), Electronic Information for Libraries (EIFL), Association of European University Presses (AEUP), além de várias editorias científicas francesas. O propósito da ação é ajudar as revistas e editoras académicas da Ucrânia a continuarem as suas atividades editoriais, por meio do crowdfunding, ou financiamento colaborativo.

A campanha foi lançada no canal da OPERAS na plataforma We Make It, e encontra-se aberta até o dia 06 de junho. As contribuições com recompensas para os apoiadores estão disponíveis a partir dos 20 euros. Está também disponível a possibilidade de contribuir com qualquer valor, caso não se deseje recompensa pela participação. Confira as diferentes opções e recompensas neste link.

Canal de crowdfunding da OPERAS

O Supporting Ukrainian Editorial Staff é o primeiro projeto disponibilizado no canal de crowdfunding da infraestrutura OPERAS. A proposta do canal é promover o uso do financiamento colaborativo na área das Ciências Sociais e Humanidades, contando com o apoio da plataforma We Make It e da comunidade OPERAS. Os primeiros investigadores que lançarem a sua campanha no canal em 2022 irão receber, como bônus, um apoio extra oferecido por uma agência de comunicação externa financiada pelo Ministério da Educação, Investigação e Inovação da França.

Quer saber mais? No dia 24 de maio, o projeto TRIPLE, que é um dos serviços dedicados da OPERAS, vai oferecer um workshop online com mais detalhes sobre o canal. Será uma ocasião para aprender sobre como criar e divulgar a sua própria campanha! Acompanhe as nossas redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook) e saiba em primeira mão quando as inscrições forem abertas.

| Mais informações |

> Apoio ao SUES: https://wemakeit.com/projects/support-to-ukrainian-editors

> Sobre o canal de crowdfunding da OPERAS: aceda aqui e leia mais sobre crowdfunding para a ciência aqui

> O canal de crowdfunding é lançado como um dos serviços inovadores da plataforma GoTriple, desenvolvida pelo projeto TRIPLE.

Saiba mais sobre a plataforma aqui: https://www.gotriple.eu