Acesso Aberto: Imprensa da UC sobe ao top 3% de livros indexados no DOAB

Quantidade de obras no Diretório sobe a 576

04 junho, 2020≈ 3 mins de leitura

Duplica, em cerca de um ano, o número de livros da Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) indexados no DOAB - Directory of Open Access Books. O número de publicações indexadas no Diretório de Acesso Aberto internacional, que em 2019 era de 251, atingiu recentemente a marca de 576, colocando a instituição no top 3% em nível internacional.

Com o feito, a IUC passa a figurar na 11a. posição, entre 381 editoras com publicações presentes na plataforma. O processo de indexação significa mais impacto e qualidade nas publicações em acesso aberto: "Não basta colocar conteúdos em acesso aberto; importa acrescentar-lhes valor", refere o Vice-Reitor Delfim Leão, Diretor da IUC.

Como explica o Diretor da Imprensa, a indexação atribuída por instâncias independentes reconhece a qualidade dos processos de publicação, o que inclui a arbitragem e a curadoria do processo editorial, aplicando filtros de natureza científica para incluir obras em seu repositório. A indexação das obras em acesso aberto nessas plataformas ainda contribui para as boas práticas de Ciência Aberta.

Além do novo posicionamento junto ao DOAB, a IUC também reforçou nos últimos dias sua posição na Rede Iberoamericana de Inovação e Conhecimento Científico (REDIB - Libros). A Imprensa da UC integra a Rede há cerca de um ano enquanto membro fundador, e recebe agora a notícia de que os mesmos 576 livros disponíveis no DOAB foram também aceites pelo índice de indexação do REDIB, que tem seu enfoque nas produções dos países ibéricos e latino-americanos. Os novos livros estão em processo de carregamento, para além das 251 obras já referenciadas na Rede anteriormente.

Confira os livros publicados pela Imprensa da UC nos diretórios da DOAB (clique aqui) e na REDIB Livros (clique aqui).

Partilhe