Acesso Aberto Diamante: workshop da comunidade no dia 18 de setembro

Evento online é destinado a apoiadores do Plano de Ação para o Acesso Aberto Diamante

15 setembro, 2023≈ 3 mins de leitura

Com a intenção de preparar as discussões para a cimeira global sobre Acesso Aberto Diamante (que decorrerá em outubro, no México), as comunidades da Science Europe, cOAlition S e OPERAS, juntamente com a Agência Nacional de Investigação da França, realizam na próxima segunda-feira, 18 de setembro, o segundo webinar da comunidade.

Além de discutir os objetivos e metas da Cimeira Global sobre Acesso Aberto Diamante que decorrerá entre os dias 23 e 27 de outubro em Toluca, México, a comunidade também irá revisar e fazer sugestões para o projeto da declaração que será lançado no evento.

Para participar, é preciso ser apoiador do Plano de Ação para o Acesso Diamante, lançado em março de 2022. Se tem interesse em tornar-se membro da comunidade e participar, é possível assinar o plano de ação através deste link.

Cimeira Mundial sobre Acesso Aberto Diamante

O objetivo da Cimeira Global sobre Acesso Aberto Diamante é reunir a comunidade de Acesso Aberto Diamante em um diálogo entre editores de revistas, organizações, especialistas e partes interessadas do Sul e Norte Global, procurando implementar uma ação coletiva no espírito das Recomendações da UNESCO e BOAI 20 anos sobre Ciência Aberta, onde Equidade, Sustentabilidade, Qualidade e Usabilidade são os pilares do trabalho.

Mais informações e inscrições no website do evento: https://globaldiamantoa.org/

Sobre o Plano de Ação para o Acesso Aberto Diamante

O Plano de Ação para o Acesso Aberto Diamante foi lançado em março de 2022. Desde então, foi endossado por 155 organizações e 150 indivíduos. Para enfatizar a perspetiva global da comunidade, o Plano de Ação já foi traduzido para croata, holandês, francês, alemão, italiano, português e espanhol, com mais traduções a caminho.

Partilhe