Abrir a colaboração para a comunicação académica: participe da conferência OPERAS

Conferência da infraestrutura integrada pela UC decorre entre os dias 24 e 26 de abril de 2024

13 setembro, 2023≈ 5 mins de leitura

“Abrir a colaboração para comunicação académica orientada para a comunidade” é o tema da próxima conferência da infraestrutura OPERAS, que decorrerá entre os dias 24 e 26 de abril de 2024, em Zadar, Croácia. A conferência tem chamada aberta para submissão de propostas de apresentações, pôsteres e workshops até o dia 25 de setembro.

O tema da conferência acompanha a conclusão do Conselho Europeu, publicada em maio deste ano e acolhida pela infraestrutura OPERAS, que apelou a um acesso transparente, equitativo e aberto às publicações académicas, compreendendo o conhecimento científico enquanto um bem público. A conclusão do Conselho está enquadrada no objetivo da infraestrutura OPERAS de tornar a Ciência Aberta uma realidade para as Ciências Sociais e as Humanidades. A investigação financiada com fundos públicos e os seus resultados devem estar imediata e abertamente disponíveis sem barreiras como pagamento ou taxas de subscrição. Isso é essencial para fazer avançar o conhecimento, promover a inovação e resolver problemas sociais.

A comunidade OPERAS está convencida de que só será possível conseguir isto através da colaboração, promovendo a abertura para a comunicação académica orientada e dirigida para e pela comunidade.

Esta conferência é organizada pelo projeto OPERAS-PLUS para apoiar o desenvolvimento da Infraestrutura de Investigação OPERAS, apoiando a comunicação académica aberta para as Ciências Sociais e Humanas no Espaço Europeu de Investigação e para abrir a colaboração e facilitar o intercâmbio.

A Conferência pretende ser um centro de discussão em que diferentes partes interessadas, como investigadores, decisores, editores, bibliotecários e fornecedores de serviços institucionais, possam partilhar e comparar a sua opinião sobre o atual sistema de comunicação académica e a sua visão para um futuro sustentável. A conferência OPERAS abordará questões relevantes para o domínio das Ciências Sociais e Humanidades no paradigma da Ciência Aberta, envolvendo a publicação equitativa, o multilinguismo, a bibliodiversidade e outros tópicos relacionados.

Pretende-se discutir a publicação transparente e equitativa num contexto alargado. São bem-vindas apresentações, workshops e posters centrados nas seguintes questões:

  • Colaboração aberta para publicação liderada por académicos
  • Políticas e estratégias de Ciência Aberta
  • Manutenção da infraestrutura de comunicação académica aberta
  • Dados e metadados de utilização do acesso aberto: intercâmbio, agregação, curadoria
  • Publicação e dados: citação, visualização, licenças
  • Apoio à comunicação académica e serviços para a ciência cidadã
  • Multilinguismo e colaboração
  • Modelos de publicação equitativos
  • Envolvimento e colaboração nas comunidades de investigação
  • Avaliação da investigação e análise pelos pares
  • Serviços, ferramentas e tecnologias inovadores de apoio à ciência aberta e tendências emergentes no domínio da ciência aberta e da publicação

Os resumos devem ser enviados para apresentações de 15 minutos, workshops de 90 minutos e apresentações de pôsteres. Os resumos não devem ter mais de 300 palavras. Devem ser enviadas ainda uma breve nota biográfica e uma fotografia (se for aceite, será publicada na página da conferência).

Submissões

Todas as apresentações devem ser carregadas na ferramenta de conferência EasyChair. Antes de enviar, é necessário registar-se no EasyChair ou utilizar as suas credenciais, se já as tiver de conferências anteriores.

Apresentações

Os trabalhos aceites devem ser apresentados no local da conferência em Zadar, quer como:

  • uma apresentação de até 15 min,
  • workshop, até 90 minutos,
  • apresentação de pôsteres.

Todos os tipos de apresentação são efectuados em inglês. A Conferência OPERAS publicará todos os resumos aceites, slides das apresentações e pôsteres em pdf na plataforma Zenodo, sob a licença CC-BY-4.0.

Datas importantes

Prazo para a apresentação de resumos: 25 de setembro de 2023

Notificação de aceitação do resumo: 10 de novembro de 2023

Prazo para submissão de resumos revistos: 1 de dezembro de 2023

| Saiba mais |

Confira a chamada completa no site do OPERAS

Partilhe