14ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta recebe propostas de trabalhos até 03 de abril

Edição de 2023 será realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em setembro

16 janeiro, 2023≈ 4 mins de leitura

A Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA) acaba de anunciar a realização da sua 14ª edição, em setembro de 2023, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O encontro pretende reunir as comunidades dos países lusófonos que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com a Ciência Aberta em todas as suas vertentes. A conferência assume-se como o espaço privilegiado para promover a partilha, a discussão e a divulgação de conhecimentos, práticas e investigação sobre estas temáticas, nas suas diversas dimensões e perspetivas.

A edição deste ano mantém o tema do ano anterior: “Ciência Aberta: Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade" e convida a comunidade a apresentar propostas de trabalhos em três linhas temáticas:

• Acesso Aberto e Dados de Investigação Abertos: sistemas, políticas e práticas
  • Ciência Aberta e outras expressões de conhecimento aberto
  • Gestão de informação de Ciência e Tecnologia

Confira aqui os sub-temas associados com cada uma das linhas (blog do RCAAP). Serão também acolhidas outras propostas que estejam relacionadas com os aspetos políticos, sociais, organizativos ou técnicos concomitantes com a Ciência Aberta.

Podem ser apresentados seis diferentes tipos de propostas: comunicações orais, demos, pechas kuchas, painéis, pôsteres, e workshops ou tutoriais. Com a intenção de promover a generalização das boas práticas de Ciência Aberta na comunidade, a ConfOA adota a revisão por pares aberta, exige a disponibilização dos dados de investigação utilizados nos trabalhos (devendo ser submetidos em paralelo com a proposta), exige a utilização de identificadores persistentes dos autores e atribui identificadores persistentes aos trabalhos aceites e publicados.

Todas as propostas de comunicação e Pecha Kucha serão avaliadas por dois membros da Comissão Científica (um do Brasil e um de Portugal) e as propostas de Demo, Póster, Painel e Workshops serão avaliadas pela Comissão Organizadora. Os trabalhos aceites serão publicados na Revista Científica BiblioCanto.

| Datas importantes |

• 10 de janeiro – abertura da chamada de trabalhos
  • 03 de abril – data final para submissão
  • 27 de abril – distribuição dos trabalhos submetidos pela Comissão Científica