VIII Encontro Nacional de Estudantes de Química realiza-se em abril

O Prémio Nobel da Química em 2016, Sir Fraser Stoddart, vai ser um dos oradores do encontro.

14 fevereiro, 2022≈ 4 mins de leitura

Nos próximos dias 8, 9 e 10 de abril, Coimbra será a casa do VIII Encontro Nacional de Estudantes de Química (ENEQUI). Estudantes de universidades de todo o país marcarão presença no ENEQUI, onde o nome principal de entre os oradores é o professor anglo-americano Sir Fraser Stoddart, Prémio Nobel da Química em 2016.

Desde 2013, o Encontro Nacional de Estudantes de Química tem reunido estudantes de todas as universidades portuguesas, com o objetivo de aprofundar o seu interesse em diferentes áreas da Química. Ao longo dos anos, a iniciativa tem contado com a participação de químicos de renome internacional.

A edição de 2020, que estava agendada para a cidade do Porto, foi cancelada devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19. No ano passado, o ENEQUI foi um evento 100% online, que contou com a participação de mais de 1000 estudantes, investigadores e professores.

Em 2022, o formato presencial está de regresso, com o ENEQUI’22 a decorrer em Coimbra. Devido ao crescente interesse da comunidade de estudantes de Química, a organização prevê a inscrição de cerca de 300 participantes, divididos entre Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos em mais de dez faculdades.

Dos vários nomes já anunciados, destaca-se o Prémio Nobel da Química de 2016, Sir Fraser Stoddart e Manuel Müller, vencedor do Prémio de melhor cientista em início de carreira para a britânica Royal Society, em 2021. O leque de oradores nacionais é igualmente de renome, com Mário Berberan Santos (Prémio Ferreira da Silva da Sociedade Portuguesa de Química em 2020), João Mano (Prémio Luso-espanhol da Química 2021) e Luís Arnaut (Presidente da International Photodynamic Association). Para além destas e de outras palestras, que cobrirão os diferentes temas da Química, terá lugar uma Mesa Redonda, moderada por Carlos Fiolhais, sobre “a importância de Comunicar Ciência”.

Na última semana, a comissão organizadora do ENEQUI, composta por elementos da Associação Nacional de Estudantes de Química, no Núcleo de Estudantes de Química da Associação Académica de Coimbra, e da Molecular JE – Júnior Empresa do Departamento de Química da Universidade de Coimbra, percorreu as várias universidades do país com a iniciativa “ENEQUI on the road” – uma sessão de divulgação do evento. A última sessão decorrerá no Departamento de Química da UC, na próxima quarta-feira, dia 16 de fevereiro, pelas 13h30.

As inscrições no evento abrem no próximo dia 17 de fevereiro. Mais informações sobre a iniciativa aqui e aqui.