Universidade e CM de Coimbra lançam agenda cultural conjunta

A Agenda.Coimbra pretende contribuir para a promoção e para a divulgação de todos os eventos realizados no concelho, permitindo o acesso rápido, fácil e intuitivo à vasta oferta.

K(
Karine Paniza (vídeo)
M(
Maria Cano (vídeo)
17 novembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© Câmara Municipal de Coimbra | João Pedro Lopes

Já está online a Agenda.Coimbra em https://agenda.coimbra.pt. A plataforma, que pretende agregar as atividades de cultura e lazer mais relevantes da região, foi apresentada dia 16 de novembro pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra e pela Universidade de Coimbra (UC), no Convento São Francisco.

A agenda digital reúne todas as informações essenciais sobre os eventos de cultura e de lazer previstos para o concelho de Coimbra, dentro de categorias distintas como Cinema, Dança, Exposição, Literatura, Música e Teatro, mas também Conferências, Desporto, Folclore, Comida, Infantil (e muito mais).

É possível explorar livremente a lista de ou pesquisar por uma data eventos (com filtros como “Hoje”; “Amanhã”; “Esta semana”; “Próxima semana”; “Este fim-de-semana” e “Próximo fim-de-semana”) ou por um organizador em concreto (com filtros como a origem do evento) ou através das 16 categorias existentes.

A partir de cada evento, será possível partilhar o mesmo nas redes sociais; adicionar ao próprio calendário/agenda (disponível para todos os formatos - Calendário Apple, Calendário Google, Calendário Outlook.com e iCal) ou ainda adicionar aos favoritos, permitindo depois uma melhor gestão das preferências dos utilizadores.

Eis o que pode fazer:

Tendo sido um processo desenvolvido internamente, num trabalho conjunto da UC com a CM de Coimbra, o trabalho foi desenvolvido em fases. Nesta primeira fase, o portal agrega automaticamente os eventos promovidos pelo Município de Coimbra, pelo Convento São Francisco, pela UC e pelo Teatro Académico de Gil Vicente.

E, a partir de agora, o portal está ainda aberto a todas as associações culturais, desportivas, recreativas da região ou juntas de freguesia, que – mediante envio da informação para agendacoimbra@coimbra.pt – lá podem publicitar os eventos programados, depois de um trabalho de mediação a cargo da autarquia.

Numa segunda fase, a concretizar brevemente, será dado acesso direto às estruturas profissionais do concelho, sobretudo às entidades gestoras de equipamentos municipais e será ainda implementada uma newsletter para que quem quiser possa receber, na sua caixa de e-mail, os destaques da programação dos eventos do concelho.

“Esta parceria, mais um passo no estreitar de relações entre a UC e a Câmara Municipal de Coimbra, cumpre um desejo antigo de ambas as partes de criar uma plataforma que reúna a vasta oferta cultural e recreativa da cidade e da região. A cultura faz parte da matriz da Universidade de Coimbra. E com esta iniciativa esperamos contribuir para que as iniciativas dos nossos organismos culturais, e não só, cheguem a um número cada vez mais alargado de públicos”, declara o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

“Hoje damos mais um passo importante na divulgação pública da variegada e eclética agenda cultural de Coimbra, a cidade com o terceiro maior número de eventos culturais do país. Esta parceria estratégica entre a UC e a CM de Coimbra, que assim se aprofunda em benefício das pessoas, do concelho e da cultura, é fundamental para a afirmação de Coimbra a nível nacional e internacional”, afirma o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva. “Com a próxima inclusão de todos os agentes culturais do concelho nesta agenda, as pessoas passarão a ter um local online de acesso e consulta muito simples, facilitando e estimulando o acesso à Cultura e aumentado o público que acorrerá a esses eventos”, acrescenta.