A Universidade de Coimbra (UC) renovou o Selo Estudante-Atleta do Ensino Superior para 2025-2027, distinção atribuída pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ). A candidatura da UC superou largamente a pontuação mínima exigida para a atribuição do selo.
Para a Pró-Reitora para o Desporto da UC, Filipa Godinho, "a Universidade de Coimbra, reconhecida nacionalmente por ter sido pioneira na implementação do Estatuto de Estudante‑Atleta, mantém o seu compromisso com a identificação e o desenvolvimento de novas estratégias, bem como com o reforço das medidas já consolidadas, garantindo que os estudantes-atletas conciliam eficazmente as carreiras académica e desportiva". " A renovação deste Selo representa o reconhecimento desse compromisso e do trabalho contínuo que a UC tem vindo a desenvolver na criação de condições que atraiam cada vez mais estudantes que vejam na Universidade de Coimbra o lugar ideal para compatibilizar ambas as dimensões.", finaliza.
O reconhecimento resulta da análise de critérios como a existência de regulamentação própria, metodologias de apoio, infraestruturas, recursos, instrumentos e iniciativas destinadas a assegurar condições estruturais adequadas ao percurso académico e desportivo dos estudantes-atletas.
A renovação reflete o compromisso da Universidade de Coimbra em integrar a prática desportiva no ambiente académico, permitindo que os estudantes-atletas atinjam elevados padrões de desempenho tanto nos estudos como nas modalidades desportivas em representação da UC.
O Selo Estudante-Atleta tem validade de dois anos, reportados à data da atribuição, prolongando-se neste caso até ao final do ano letivo 2026/2027.
A cerimónia de entrega da distinção terá lugar no próximo dia 30 de setembro, em Matosinhos, no âmbito da Semana Europeia do Desporto.