Universidade de Coimbra recebe congresso internacional sobre regeneração de tecidos e terapias celulares

Evento decorre entre 11 e 13 de outubro, no Auditório da Reitoria, juntando mais de 160 investigadores nacionais e internacionais para discutir os avanços mais recentes na área da regeneração de tecidos e das tecnologias baseadas em células estaminais.

RS
Rui Marques Simões
09 outubro, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Realiza-se na Universidade de Coimbra (UC), entre as próximas quarta e sexta-feira (dias 11 a 13), o primeiro congresso anual conjunto da Sociedade Europeia de Regeneração de Tecidos (ETRS) e da Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapia Celular (SPCE-TC). O evento – que vai decorrer no Auditório da Reitoria – junta mais de 160 investigadores nacionais e internacionais para discutir os avanços mais recentes na área da regeneração de tecidos e das tecnologias baseadas em células estaminais e seus derivados.

O congresso – coorganizado por investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC), do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (consórcio que reúne o CNC-UC e o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra) e do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA) da Universidade de Coimbra – vai reunir um público diversificado, incluindo membros da comunidade científica, profissionais da área da saúde e da indústria.

“A realização conjunta deste congresso anual, com participantes vindos de vários continentes e em diferentes fases das suas carreiras, permitirá ter uma discussão científica inclusiva e multicultural, abrindo novas perspetivas e oportunidades para todos”, perspetivam os organizadores, recordando como "em áreas altamente multidisciplinares, como as da regeneração de tecidos e do uso de células estaminais e terapias celulares, é importante reunir os diferentes intervenientes a trabalhar para objetivos comuns”.

O evento – que vai contar com a participação de oradores como Nicola Elvassore, da Universidade de Pádua (Itália), Maria Carolina Florian, do Instituto de Investigação Biomédica Bellvitge (Espanha), Aristidis Venes, da Escola Médica de Harvard (EUA), e José Belo, da Universidade Nova de Lisboa – tem a sessão de abertura agendada para as 9h30 de quarta-feira, dia 11, com a intervenção do Vice-Reitor da UC para a Investigação, João Ramalho-Santos, do Presidente do SPCE-TC, António Salgado, do Presidente da ETRS, Willeke Daamen, e dos membros da comissão organizadora Eugénia Carvalho e Hugo Fernandes (investigadores do CNC-UC e do MIA-Portugal, respetivamente).

Mais informações e o programa completo do congresso estão disponíveis em https://etrs-spce2023.cnc.uc.pt/.