Universidade de Coimbra promove iniciativa dedicada ao Dia Marítimo Europeu em Quiaios

SF
Sara Machado - FCTUC
02 maio, 2024≈ 2 mins de leitura

O Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai promover no próximo dia 9 de maio, entre as 10h e as 12h, uma iniciativa dedicada ao Dia Marítimo Europeu, na praia de Quiaios, Figueira da Foz.

Durante a iniciativa os participantes terão a oportunidade de desenvolver uma atividade de ciência cidadã, no âmbito do projeto Viajantes do Oceano, que pretende determinar a presença de espécies marinhas que possam colonizar objetos de plástico perdidos nas praias.

Os eventos de celebração do "European Maritime Day in my country - 2024 (EMD2024)” têm como objetivo sensibilizar e envolver a comunidade para a importância dos oceanos, em particular, os jovens. Pretende-se ainda que as pessoas tomem consciência de que as atividades no mar, como por exemplo, turismo costeiro, pesca, vela, navegação, energia renovável offshore, aquacultura, entre outras, são fundamentais para os cidadãos e economias da União Europeia.

A participação no evento é gratuita, voluntária e a inscrição é obrigatória (com certificado de participação). O registo pode ser feito através deste link: https://docs.google.com/forms/d/1jK3P10d7ePP357WWGS9lkIsvasb-uM14xeJJTTO0q7c/edit.