Universidade de Coimbra parceira na sensibilização para o cancro pediátrico

A Universidade de Coimbra (UC) alia-se à Associação Acreditar e à iniciativa Setembro Dourado, que assinala o mês internacional de sensibilização do cancro pediátrico.

MC
Maria Cano
01 setembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© DR

O Setembro Dourado tem como símbolo o laço dourado que “representa a força, coragem e resiliência de quem vive a doença cedo demais”, explica a Associação Acreditar, uma das entidades que dinamiza este movimento em Portugal, em comunicado.

“O cancro do meu filho mudou tudo” é o mote deste ano que quer dar “a conhecer as diversas realidades de quem passa por um cancro cedo demais”. O objetivo é conseguir “mais qualidade de vida para doentes, sobreviventes e cuidadores”, acrescenta a Acreditar.

Em Portugal, há cerca de 400 novos diagnósticos anuais, sendo os cancros pediátricos a principal causa de morte por doença em crianças acima de um ano na Europa, segundo a Sociedade Europeia de Oncologia Pediátrica (SIOPE). Anualmente, mais de 6 000 crianças e jovens morrem na Europa devido ao cancro pediátrico, acrescenta a SIOPE.