Universidade de Coimbra e Universidade Nacional Timor Lorosa’e reforçam cooperação

A assinatura de um acordo para a implementação de um mestrado em Direito na Universidade Nacional Timor Lorosa’e é um dos momentos que marca o aprofundamento da colaboração entre as duas instituições.

CR
Catarina Ribeiro
26 abril, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) e a Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), universidade pública de Timor-Leste, celebraram hoje, dia 26 de abril, um acordo de cooperação para a implementação de um mestrado em Direito na UNTL, que vai contar com a coordenação científica e pedagógica da Faculdade de Direito da UC (FDUC).

A cerimónia de assinatura contou com a presença do Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, do Diretor da FDUC, Jónatas Machado, do Reitor da Universidade Nacional Timor Lorosa'e, João Soares Martins, e da Embaixadora de Timor-Leste em Portugal, Isabel Amaral Guterres.

Para o Vice-Reitor da UC, a colaboração com a UNTL «é mais uma importante iniciativa de reforço da posição da UC em Timor, após a recente ação de formação de magistrados e altos quadros da Administração Pública, com financiamento da União Europeia, na nossa Academia Sino-Lusófona, e o curso de capacitação de funcionários parlamentares, ao abrigo do protocolo com o Parlamento Nacional, em Díli. Não vejo melhor forma de celebrarmos o vigésimo aniversário da independência da jovem nação maubere».

A delegação da Universidade Nacional Timor Lorosa'e visitou também outras faculdades da Universidade de Coimbra para aprofundar projetos já existentes e para explorar novas oportunidades de cooperação entre as duas instituições de ensino superior.