Universidade de Coimbra e Ordem dos Médicos assinam protocolo de colaboração

A cerimónia decorreu na Sala do Senado da UC a 15 de abril e contou com a presença do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão e do Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes.

Mv
Marta Costa e Karine Paniza (texto e vídeo)
P(
Paulo Amaral (fotos)
16 abril, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | DCOM

A Universidade de Coimbra (UC) e a Ordem dos Médicos (OM) vão colaborar "para o desenvolvimento de atividades conjuntas no âmbito da formação contínua de profissionais de saúde, incluindo para o exercício autónomo da prática médica e para a formação médica contínua", segundo o protocolo assinado a 15 de abril na Sala do Senado da UC.

Uma “aproximação absolutamente fundamental porque é estratégica”, garantiu o Bastonário da OM, Carlos Cortes. “O Ensino Superior no geral, e a UC em particular, soube dar um grande passo, e estar mais próxima do que são as organizações profissionais, neste caso, a OM”, acrescentou o responsável.

De acordo com o Bastonário, são muitas as dificuldades atuais, “nomeadamente na área da saúde”. Carlos Cortes considera que é “juntando pessoas e instituições” que olham em conjunto para os "desafios do conhecimento e saber, que podemos ir mais longe”.

Carlos Cortes defende que o protocolo é “uma primeira pedra” e acredita que esta se pode transformar, “ao longo do tempo, numa ponte sólida e robusta de conhecimento”.

Eis o que pode fazer:

O Reitor da UC afirma que a assinatura do protocolo com a Ordem dos Médicos surge num momento “feliz” e apesar de “não sabermos tudo e não podermos responder a tudo”, a Universidade está “numa posição confortável para criar confiança e melhorar ainda mais” na área.

Um dos pontos “mais importantes” do protocolo, de acordo com Amílcar Falcão, é “a formação contínua” que se vai continuar a realizar. Para o futuro, pretende-se “evoluir para outras áreas” para “responder aos desafios da sociedade”, acrescenta.