Universidade de Coimbra e Macau reforçam ligação histórica

UC e UM formalizaram a criação de um "Laboratório Conjunto em Envelhecimento Cognitivo e Ciências do Cérebro".

03 novembro, 2023≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) e a Universidade de Macau (UM) formalizaram a criação de um "Laboratório Conjunto em Envelhecimento Cognitivo e Ciências do Cérebro", o qual será associado à criação de doutoramentos de duplo grau entre as Faculdades de Medicina de ambas as instituições. A cooperação foi estabelecida durante a visita à Região Administrativa Especial de Macau, que teve lugar entre 30 de outubro e 1 de novembro.

Na Universidade Politécnica de Macau (UPM), após visita às instalações do "Laboratório Conjunto de Investigação em Tecnologias Avançadas para Cidades Inteligentes UPM-UC", o Reitor da UPM, Marcus Im, salientou o elevado interesse suscitado pelo doutoramento de grau duplo com o Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.

Além da reunião de trabalho com Santos Chu, Presidente da Associação Promotora do Ensino Pós-Secundário de Macau – que tem concedido muitas bolsas a quem pretende estudar na UC –, é de destacar ainda o seminário de lançamento da formação avançada em "Relações Económicas Internacionais", em língua inglesa, a iniciar em 2024/25. Organizado pela City University of Macau, o evento contou com intervenções, entre outros, do Reitor desta instituição, Jun Liu, do Vice-Reitor da UC, João Nuno Calvão da Silva, do Diretor da Faculdade de Economia da UC, Álvaro Garrido, e do Cônsul-Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, Alexandre Leitão.

No encerramento da visita de trabalho, houve um jantar Alumni UC, com os discursos do Presidente da Associação de Antigos Estudantes de Coimbra em Macau, Rocha Diniz, e do Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni da UC, João Nuno Calvão da Silva. Para o Vice-Reitor "o alargamento das parcerias em Macau – a envolver novas áreas da economia, da informática e da medicina – honra a histórica relação baseada no direito e permite adivinhar um futuro auspicioso para as relações entre a UC, a RAEM e a China."