Universidade de Coimbra e Fundação Oswaldo Cruz firmam parcerias nas áreas do ensino, investigação e produção de fármacos

São três parcerias nas áreas da educação/formação e investigação. Um dos principais objetivos passa pelo desenvolvimento e produção de novos fármacos e de radiofármacos tanto no Brasil quanto em Portugal.

R(
Rui Marques Simões (texto)
M(
Marta Costa e Karine Paniza (vídeo)
P(
Paulo Amaral (fotos)
19 julho, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | DCOM

A Universidade de Coimbra (UC) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Brasil, celebraram esta sexta-feira, dia 19, três parcerias nas áreas da educação/formação, investigação e produção de fármacos e radiofármacos. Os acordos – que envolvem a ICNAS Pharma, plataforma avançada do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da UC para a produção e desenvolvimento de radiofármacos, e o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), unidade técnico-científica da Fiocruz – foram assinados pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão, e pelo Presidente da Fiocruz, Mario Moreira, numa cerimónia realizada na Sala do Senado.

“É com muito agrado que celebramos estas parcerias, para juntar o nosso conhecimento no ensino, na investigação e na produção de fármacos a uma instituição prestigiada como a Fundação Oswaldo Cruz. Acredito que serão projetos bastante frutuosos para ambas as partes”, declara o Reitor da UC.

“Temos uma longa parceria com instituições portuguesas, um país estratégico para o governo brasileiro na Europa, assim como para a Fiocruz. A colaboração entre a Fiocruz e a Universidade de Coimbra marca um passo significativo na estratégia de internacionalização da Fundação com países do Norte Global no sentido de compartilhamento mútuo do conhecimento. Estou certo de que o nosso Sistema Único de Saúde se beneficiará com o desenvolvimento tecnológico de radiofármacos, e que podemos contribuir com o sistema de saúde português, com o fornecimento de medicamentos produzidos pela Fiocruz e registrados em Portugal. Os acordos que estão sendo assinados hoje irão ampliar o acesso da população dos dois países aos tratamentos disponíveis”, afirma o presidente da Fiocruz Mario Moreira.

Um dos principais objetivos dos acordos assinados passa, no entanto, pelo desenvolvimento e produção de novos fármacos e de radiofármacos tanto no Brasil quanto em Portugal. “Esta é uma colaboração de mútuo benefício, que permite simultaneamente a partilha de tecnologia avançada de produção de radiofármacos com instituições brasileiras – abrindo as portas do Brasil para a expansão das atividades da ICNAS Pharma – e o auxílio à entrada da Farmanguinhos no complexo mercado regulatório europeu”, nota o Diretor do ICNAS e Gerente da ICNAS Pharma, Antero Abrunhosa.

Os protocolos celebrados – que envolvem também a Faculdade de Farmácia da UC – contemplam igualmente iniciativas que vão do intercâmbio de estudantes e docentes/investigadores à criação e realização de cursos e ao desenvolvimento de projetos de investigação científica e aplicada. “Estes protocolos vem robustecer os fortes laços da FFUC com instituições do nosso país-irmão, ligando-nos à mais importante instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. A FFUC irá colaborar sobretudo em formações de pós-graduação, estando planeadas ações bilaterais ou multilaterais, parcerias em redes, projetos ecocentros de excelência de ensino, investigação, produção e inovação, assim como a realização de estágios para intercâmbios de estudantes, docentes ou pós-doutorados”, perspetiva o Diretor da FFUC, Fernando Ramos.