Universidade de Coimbra divulga hoje o seu primeiro Plano de Sustentabilidade e Responsabilidade Social
O plano contribui para promover uma cultura organizacional de sustentabilidade e responsabilidade social com uma aplicação transversal às funções essenciais da atividade universitária, potenciando o envolvimento de diferentes serviços em prol de uma visão comum e estruturada.
A Universidade de Coimbra (UC) dá hoje, 29 de outubro, a conhecer a versão pública do seu primeiro Plano de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (PSRSUC).
A divulgação é feita no âmbito do World Sustainability Day, uma iniciativa global que ocorre todas as últimas quartas-feiras de outubro e visa encorajar pessoas, empresas e governos a participar na proteção do planeta, salientando a importância de agir.
A UC assume um compromisso com a gestão sustentável das suas atividades e recursos e com a responsabilidade social na sua atuação, tendo a ambição de ser a primeira Instituição de Ensino Superior portuguesa a atingir a neutralidade carbónica, e está há seis anos na liderança nacional do Times Higher Education Impact Ranking. “É indiscutível que estamos bastante bem, mas não estamos nem satisfeitos/as nem acomodados/as. Continuamos a tentar fazer mais e melhor pelas pessoas e pelo planeta. E sabemos que só o conseguiremos fazer se agirmos coletivamente. Por isso mesmo, a existência de um Plano Estratégico e de Ação focado na Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Universidade de Coimbra faz todo o sentido. Fazemos este destaque porque queremos que tenha destaque.”, refere Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra.
“Apoiado na experiência adquirida ao longo de ciclos estratégicos anteriores, nos quais a sustentabilidade e a responsabilidade social já se afirmavam como eixos centrais, este Plano adquire agora a autonomia necessária para reforçar a sua visibilidade e impacto, permanecendo plenamente alinhado com o Plano Estratégico 2023-2027.”, afirma a Vice-Reitora para o Planeamento, Sustentabilidade e Qualidade, Patrícia Pereira da Silva. O documento foi desenvolvido envolvendo e considerando as expetativas e necessidades de diferentes partes interessadas para reforçar as ações dedicadas à promoção do desenvolvimento sustentável, em particular, da responsabilidade da Reitoria e Administração da UC, garantindo a visibilidade e clareza das prioridades institucionais de atuação neste âmbito e almejando a intervenção em vários domínios do desenvolvimento sustentável.
A versão pública do Plano divulga o enquadramento estratégico, o objetivo e o processo de elaboração e monitorização do PSRSUC, destacando 24 ações para alcançar a visão estratégica definida, quer a nível do Ambiente e Ação Climática, quer a respeito da Cidadania, Igualdade e Inclusão.
O compromisso da UC em prol do Desenvolvimento Sustentável tem vindo a ser reforçado ao longo do tempo, o que, naturalmente, tem vindo a impactar os mecanismos de gestão da instituição para garantir a integração de uma perspetiva holística do desenvolvimento sustentável e conforme o preconizado na whole‑school approach. O PSRSUC constitui, assim, novo marco neste âmbito.