Universidade de Coimbra cria página dedicada à sustentabilidade

14 dezembro, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra criou um espaço no site institucional dedicado à Sustentabilidade. A página uc.pt/sustentabilidade enquadra-se no compromisso da Universidade de Coimbra para com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, espelhado no Plano Estratégico 2019-2023, e que pretende agregar e divulgar o trabalho feito na instituição na área da Sustentabilidade.

“A UC, com o peso do seu legado, arca uma responsabilidade acrescida face à crise, grave e real, das alterações climáticas, devendo outrossim sacudir lógicas dominantes agindo em prol das gerações de amanhã”, afirma o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão. “É possível posicionar estrategicamente a UC na vanguarda em contexto nacional e internacional, a par das maiores referências nas políticas de sustentabilidade, fomentando a constituição de cooperações e consórcios com entidades externas, para partilha de experiências”, acrescenta.

Na página é possível aceder a diversas informações relativas à atuação da Universidade de Coimbra no sentido de alcançar o objetivo proposto, nomeadamente relacionadas com: sustentabilidade e responsabilidade social, ensino, investigação e inovação. É ainda possível conhecer os projetos estruturantes, verificar as redes e parcerias existentes e consultar documentação relacionada com a área.

Recorde-se que na segunda edição do Times Higher Education Impact Rankings, a Universidade de Coimbra é a melhor instituição de ensino superior no cumprimento do ODS 3 – Saúde de Qualidade, sendo também a única universidade portuguesa com presença no TOP 20 mundial no mesmo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. No ranking do Times Higher Education, divulgado em abril de 2020, em 620 universidades de todo o mundo, a UC ocupa o 17.º lugar.

A Agenda das Nações Unidas para 2030 aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (social, económico e ambiental) e promove a paz, a justiça e instituições eficazes. A UC está fortemente comprometida com a iniciativa, consciente do contributo que pode dar enquanto instituição de ensino superior para a mudança de comportamentos e, assim, contribuir para um futuro mais sustentável e inclusivo.

Com o Plano Estratégico para 2019-2023, a Universidade de Coimbra pretende ser uma universidade (cada vez mais) capacitada para construir o futuro, de forma sustentável e socialmente responsável.

Visite a página uc.pt/sustentabilidade e fique a par de todas as ações desenvolvidas pela Universidade de Coimbra neste campo.

F. Fernandes e Milene Santos