Universidade de Coimbra colabora no desenvolvimento de armário de desinfeção inovador

Cristina Pinto
26 setembro, 2022≈ 4 mins de leitura

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), através da Coleção de Culturas de Bactérias da Universidade de Coimbra (UCCCB, na sigla em inglês), e a Dynasys, empresa de engenharia eletrónica e telecomunicações sediada em Setúbal, uniram esforços e conhecimentos para desenvolver uma solução de desinfeção inovadora rápida e fácil de usar.

O designado NovirBox é um armário de desinfeção que recorre à nebulização ultrassónica do desinfetante VIRCOV BAC 360 da Inokem para a desinfeção de tecidos, roupas e calçado. «Graças à tecnologia de nebulização ultrassónica do NovirBox é possível gerar um aerossol do desinfetante com gotículas extremamente pequenas, o que permite que o desinfetante penetre nos poros dos tecidos da roupa e que chegue a todas as zonas do calçado», afirmam os responsáveis da empresa e os investigadores da FCTUC envolvidos.

O NovirBox distingue-se por ser «um sistema de desinfeção automático, programável, rápido, fácil de usar, que pode funcionar à temperatura ambiente, e que não molha os tecidos ou o calçado. Este sistema pode assim tornar-se crucial na prevenção da disseminação de infeções em lojas de roupa e calçado, nas quais os itens são amplamente manipulados, mas também em espaços como hospitais, laboratórios, ginásios, escolas, indústrias, entre outros», destacam.

A UCCCB, tirando partido da sua vasta e diversificada coleção de microrganismos, testou a eficácia do desinfetante e de todos os protótipos do NovirBox contra uma ampla gama de microrganismos. «Testámos a eliminação de esporos bacterianos, de vírus e de bactérias Gram-negativas e Gram-positivas. Os ensaios realizados na UCCCB incluíram a testagem dos protótipos do NovirBox na desinfeção de tecidos e de calçado», explica Paula Morais, diretora da Coleção de Culturas de Bactérias da Universidade de Coimbra e docente da FCTUC.

Os resultados deste trabalho, publicados na revista International Journal of Environmental Research and Public Health, demonstram que a nebulização ultrassónica usada no NovirBox é altamente eficaz na desinfeção dos produtos testados, demorando apenas poucos minutos.

A cientista da FCTUC nota que o surgimento da pandemia de Covid-19 «destacou a importância dos processos de desinfeção na segurança da saúde. Têxteis e calçado foram identificados como vetores de disseminação de infeções. Além disso, o risco de surgimento de novas variantes de SARS-CoV-2 e de novas pandemias, como a varíola dos macacos, juntamente com o crescente problema de microrganismos multirresistentes, torna necessário o desenvolvimento de novos e melhores métodos de desinfeção».

Por isso, concluem os investigadores Paula Morais, Diogo Proença, Beatriz Rito e Tiago Henriques, «encontrar um método eficiente para a desinfeção rápida de têxteis e calçado pode ser decisivo para controlar a propagação de infeções. Esta colaboração da UCCCB com a Dynasys representa um bom exemplo da sua missão de estar próxima da comunidade e de contribuir para o desenvolvimento tecnológico da indústria».

O artigo científico pode ser consultado em: https://www.mdpi.com/1660-4601/19/17/10472