Universidade de Coimbra assume compromisso para compras públicas com impacto ambiental reduzido

A Universidade de Coimbra formalizou a adesão ao Centro Green Deal em Compras Públicas, que junta várias entidades na promoção da economia circular na Região Centro.

03 julho, 2024≈ 3 mins de leitura

Assinatura da carta de compromisso na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro I.P.

© DR

A Universidade de Coimbra (UC) formalizou a adesão à 2.ª edição do Centro Green Deal em Compras Públicas, através da assinatura de uma carta de compromisso com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro I.P. (CCDR Centro).

Como é destacado pela entidade promotora da iniciativa, a CCDR Centro, este pacto destina-se a entidades públicas da região, tendo como objetivo promover a economia circular. Durante a vigência deste acordo – entre setembro de 2024 e junho de 2025 – as entidades signatárias vão beneficiar de um programa de capacitação e de apoio à implementação de procedimentos de aquisição de bens e serviços compatíveis com os princípios da economia circular.

Esta é a primeira vez que a UC se associa à iniciativa da CCDR Centro, que na segunda edição estendeu o convite às instituições de ensino superior da região. A adesão ao Centro Green Deal em Compras Públicas é mais um passo no caminho sustentável que a UC tem vindo a percorrer, que vai contribuir para a implementação da Agenda de Economia Circular do Centro e para o cumprimento de diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

As compras públicas circulares apresentam-se como um processo que permite às entidades públicas adquirir produtos, bens e serviços que tenham um impacto ambiental reduzido, procurando a diminuição de consumos de energia e materiais, evitando os impactos negativos e a produção de resíduos ao longo de todo o ciclo de vida, como refere a CCDR Centro.