Uma semana "muito feliz" para a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

KP
Karine Paniza
18 janeiro, 2022≈ 2 mins de leitura

“Empreendedorismo, afeto e generosidade”, foi com essas três palavras que a diretora do Arquivo da Universidade de Coimbra, Maria Cristina Vieira de Freitas, descreveu as obras de requalificação realizadas na oficina de conservação e restauro da Biblioteca Geral (BGUC) e Arquivo da UC (AUC).

A diretora explicou, durante a cerimónia de inauguração da oficina, que foi “graças ao espírito empreendedor da Universidade de Coimbra (UC) e o profundo amor pelos livros e documentos que nasce o gigantesco desafio de os conservar” e tudo isso só foi possível devido a “generosidade da Fundação Engenheiro António de Almeida”.

Na semana em que se iniciou a última fase nas obras de melhoramento do átrio de entrada, da reparação da cobertura do edifício da BGUC, do começo das preparações para as obras de beneficiação na Biblioteca Joanina e ainda a inauguração da oficina de conservação e restauro, “é uma semana muito feliz para a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra”, comemora João Gouveia Monteiro, Diretor da BGUC.

Eis o que pode fazer:

O espaço, localizado na BGUC, passou por um processo profundo de requalificação. As instalações foram melhoradas e novos equipamentos foram adquiridos para o efeito.

Delfim Leão, vice-reitor da UC, admite que é um apaixonado pelas tecnologias digitais, mas reconhece que é “absolutamente essencial o trabalho que foi feito para garantir que uma oficina como esta, dedicada ao restauro da obra antiga, seja valorizada da forma que está a ser”.

O vice-reitor para a área da cultura e ciência aberta afirma que “se a memória não for preservada não podemos indagar aquilo que antes aconteceu nem preparar efetivamente o futuro”.

A inauguração da oficina de conservação e restauro, após processo de requalificação, contou com uma visita as instalações e o descerramento de uma placa pelas mãos do diretor da Biblioteca Geral da UC e do presidente da Fundação Eng. António de Almeida, Augusto Aguiar-Branco.