Um jardim dentro do Jardim: JBUC convida a conhecer o Jardim Etnobotânico

O novo espaço no Jardim Botânico é uma "oportunidade perfeita" para "aproximar as pessoas das plantas". Com espécies dos cinco continentes, o objetivo é dar conhecer não apenas a origem mas também os seus diversos usos.

MC
Marta Costa
03 julho, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

As três irmãs é um "sistema de plantação de companhia" inventado há mais de cinco mil anos. No Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) podemos observá-lo, junto à Avenida das Tílias, no Jardim Etnobotânico. Mas o que é afinal, o sistema das três irmãs?

No espaço encontramos o milho a servir de tutor ao feijoeiro. E, por perto, encontramos a abóbora que ajuda a manter a humidade do solo e com o controlo de infestantes. São três espécies que, plantadas em conjunto, se acompanham no crescimento. Um sistema que foi muito utilizado ao longo da historia e que “foi o sustento da alimentação dos povos da América Central”, explica o botânico e investigador do JBUC, João Farminhão. Ao aliar “o milho ao feijão e à abóbora, cada uma contribui com as grandes classes de nutrientes que precisamos para viver”, conta o responsável. E contar essas histórias é também a base do Jardim Etnobotânico do JBUC, acrescenta.

O Jardim Etnobotânico é “um dos novos espaços” do JBUC. O objetivo é dar “a conhecer os múltiplos usos que as pessoas fazem das plantas desde tempos imemoriais”, refere João Farminhão. Distribuídos de forma geográfica, os canteiros apresentam plantações sazonais de plantas e espécies que são utilizadas muitas vezes na alimentação ou vestuário.

“É fundamental para cumprir a missão [do JBUC]” o aproximar as plantas das pessoas, adianta ainda o responsável. O botânico e investigador defende também a importância de “evidenciar a origem geográfica de plantas que usamos todos os dias”, destacando que existe, ali, “a oportunidade perfeita para nos familiarizarmos com espécies banais mas que não conhecemos assim tão bem".

Saiba mais em www.uc.pt/jardimbotanico/