Um encontro para aproximar a sociedade da ciência

Na Universidade de Coimbra, o Encontro de Ciência Cidadã acontece presencialmente no Departamento de Física da FCTUC.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
25 novembro, 2021≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

São oito as cidades que recebem o 3.º Encontro Nacional de Ciência Cidadã. Coimbra associa-se ao evento e, entre 25 e 26 de novembro, recebe, no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC), investigadores, docentes, estudantes e comunidade para falar sobre Ciência Cidadã.

O objetivo é “que se discuta ciência cidadã”, explica Ana Carvalho, da coordenação local do evento. O Encontro Nacional, que se realiza num formato híbrido quer ainda “perceber que projetos estão a acontecer no País e de que forma podem ser potenciados”, acrescenta Ana Carvalho. A colaboração entre cidades é também fundamental, “para envolver cada vez mais pessoas” na ciência cidadã.

“Envolver os cidadãos, torna-los mais informados e capazes de tomar decisões informadas”, refere ainda a responsável. “Queremos que os cidadãos percebam ainda mais sobre ciência”, adianta. Para Ana Carvalho, o Encontro serve também para tornar os projetos apresentados “mais coesos”, num processo de relação entre a sociedade e os investigadores. “É divulgar ciência”, mas, para Ana Carvalho, vai para além disso. No final, é “a sociedade que acaba por ganhar”, acredita.

O programa completo do encontro pode ser encontrado em https://www.cienciacidada.pt/encontrocc2021/

Eis o que pode fazer: