UC vai instalar novo quiosque de Turismo da autoria do arquiteto João Mendes Ribeiro

O equipamento vai ser instalado no átrio existente sob o pórtico principal do edifício dos Departamentos de Física e de Química da FCTUC.

11 dezembro, 2023≈ 3 mins de leitura

© DR

A Universidade de Coimbra vai promover a instalação de um novo equipamento, da autoria do arquiteto João Mendes Ribeiro, no átrio existente sob o pórtico principal do edifício dos Departamentos de Física e de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Este equipamento, de natureza efémera e reversível, funcionará como bilheteira até à concretização de outras intervenções mais amplas e globais, que se encontram em estudo, cumprindo a importante função de apoio ao turismo, e assumir-se-á como um núcleo de influência mais central. Para além destes objetivos, a Universidade de Coimbra reconhece também a importância de requalificar este espaço exterior edificado. Com efeito, ao seu valor patrimonial, consagrado na classificação da Universidade de Coimbra – Alta e Sofia como Património da Humanidade, em 2013, acresce a sua localização central no Polo I, que é simultaneamente vantajosa perante a atual rota turística.

Por fim, mas não menos importante, a condição efémera deste equipamento prende-se, logo desde o início, com o tema da sustentabilidade ambiental, tema com o qual a Universidade de Coimbra está profundamente comprometida. Neste sentido, a equipa projetista procurou no património edificado da universidade referências e alguns dos materiais a utilizar. Por conseguinte, o elemento identitário do projeto deste equipamento passa pela reutilização das antigas caixilharias do Colégio de S. Pedro, substituídas em 2022, que oferecem uma perspetiva de circularidade e de prolongamento do ciclo de vida (dos materiais). É, ainda, garantida a sua autenticidade ao manter o atual estado de conservação das caixilharias, acusando o desgaste singular dos anos.

A instalação do equipamento está prevista para meados do primeiro trimestre de 2024.