UC recebe membros do Observatório de Responsabilidade Social

Como forma de assinalar o Dia Nacional da Sustentabilidade, comemorado a 25 de setembro, a UC acolheu a 2.ª Academia do Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior.

MC
Maria Cano
AB
Ana Bartolomeu
25 setembro, 2025≈ 2 mins de leitura

A Responsabilidade Social é, nos dias que correm, uma área imprescindível para muitas organizações. As Instituições de Ensino Superior (IES) não fogem à regra e, atualmente, já há várias que têm gabinetes que se dedicam a estas temáticas. Mas querem saber e fazer mais.

Por isso, há 29 IES que compõem o Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior (ORSIES). O observatório pretende “dinamizar tudo o que é Responsabilidade Social nas IES”, através da aprendizagem conjunta e da partilha de “boas práticas nacionais” e “internacionais”, explica o coordenador do ORSIES, Gonçalo Gil.

O ORSIES é uma rede colaborativa que, entre outras ações dinamiza grupos de trabalho, seminários e conferências. Mais recentemente, criou a Academia ORSIES. “A Academia serve muito como visitas de intercâmbio para, de uma forma presencial, cada instituição conhecer as suas parceiras de ORSIES”, refere o coordenador.

A segunda edição da Academia realiza-se hoje, 25 de setembro, na Universidade de Coimbra (UC), sob o tema “Como a Inteligência Artificial Pode Impulsionar a Sustentabilidade no Ensino Superior”. Gonçalo Gil acrescenta que a Academia ORSIES consiste em encontros de um dia “de forma itinerante” numa das IES membro do observatório para que se conheçam e "debatam temas importantes”.

A Universidade de Coimbra é membro fundador desde o início da rede, criada em 2017. O diretor do Serviço de Apoio à Gestão da UC, Filipe Rocha, salienta que a UC aderiu “desde o primeiro momento”, uma vez que o ORSIES “tinha a ver com os seus objetivos na área da sustentabilidade e da responsabilidade social”, e, desde aí, “temos participado ativamente”.

Durante a segunda Academia ORSIES, várias IES vão ter oportunidade de debater a temática da Inteligência Artificial no âmbito da Sustentabilidade, sempre com o foco na Responsabilidade Social e na partilha de boas práticas, além de ficarem também a conhecer a UC.

Filipe Rocha não duvida da importância do ORSIES, reforçando que “tem sido um trabalho muito frutífero” que já levou à criação de “vários instrumentos, nomeadamente o livro da Responsabilidade Social nas IES”.

O ORSIES tem como entidade promotora a Forum Estudante e conta também com vários parceiros. Saiba mais em https://www.orsies.forum.pt/.