UC passa com distinção máxima na avaliação institucional da A3ES

Resultado confirma o bom desempenho da instituição, que em 2019 já obtivera a acreditação máxima e continua a melhorar a performance em todas as áreas - tendo obtido classificação máxima de "Muito Bom" em quatro dos descritores de desempenho analisados (e "Bom" nos restantes)

RS
Rui Marques Simões
18 julho, 2024≈ 4 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra voltou a alcançar o melhor resultado legalmente previsto na Avaliação Institucional da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES): acreditação plena, pelo período de seis anos, sem qualquer condição a cumprir e com nota de Muito Bom na maioria dos descritores de desempenho analisados.

O resultado, transmitido esta quinta-feira (dia 18) à UC, confirma o bom desempenho da instituição, que em 2019 já obtivera a acreditação máxima e continua a melhorar a performance em todas as áreas - tendo obtido classificação máxima de "Muito Bom" em quatro dos descritores de desempenho analisados e de "Bom" nos três restantes. “A Universidade de Coimbra é uma instituição com uma forte reputação e pontos fortes, bem como uma vontade de melhoria contínua”, refere a Comissão de Avaliação Externa da A3ES, na sua apreciação global.

Esta apreciação destaca pontos fortes como a aposta na investigação intensiva (com um ecossistema de inovação que inclui importantes infraestruturas de incubação e aceleração) e a grande reputação internacional da UC (que contribui para a atração de estudantes e para as inúmeras colaborações em projetos com instituições espalhadas pelo mundo). E reconhece os esforços feitos pela instituição para se tornar uma universidade líder, com progressos sucessivos em termos de estratégia, ensino, investigação, infraestruturas e internacionalização.

"A obtenção da distinção máxima no processo de Avaliação Institucional da A3ES é mais um importante selo de qualidade no trabalho que temos vindo a desenvolver na Universidade de Coimbra. É uma satisfação receber estes reconhecimentos, mas é também um incentivo para continuarmos a desenvolver a cada dia uma Universidade ainda melhor", declara o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

O processo de Avaliação Institucional é promovido de seis em seis anos pela A3ES para analisar a qualidade de desempenho das instituições de ensino superior nacionais.

A Universidade de Coimbra também obteve recentemente a classificação máxima (“5 estrelas”) em oito categorias do rating QS Stars, um sistema de classificação de instituições de ensino superior da Quacquarelli Symonds – QS. E tem-se classificado recorrentemente entre o top 500 mundial dos principais rankings internacionais – sendo considerada em vários a melhor instituição de ensino superior nacional nos domínios da sustentabilidade.