UC Exploratório: Porque o contágio também pode ser positivo

Inaugurada formalmente a 21 de dezembro, Viral - uma exposição contagiante vai estar aberta ao público no UC Exploratório durante cerca de um ano.

Mv
Maria Cano e Marta Costa (texto e vídeo)
P(
Paulo Amaral (fotos)
21 dezembro, 2023≈ 3 mins de leitura

Um túnel de espirros, vírus e bactérias. Bocejos que contagiam. Risos que se multiplicam. Estes são alguns exemplos patentes na nova exposição interativa do UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

“É uma exposição que, a partir do vírus, faz um conjunto de observações: o que é o vírus, o que é o contágio, mas pega também no conceito social do vírus, o que é uma notícia viral. Permite a todas as pessoas de todas as idades descobrirem, experimentando, observando e pensando”. O retrato é feito pelo diretor do UC Exploratório, Paulo Trincão.

A exibição é uma produção Ciência Viva - Pavilhão do Conhecimento, em colaboração com os museus Cité des Sciences et de l'Industrie (Paris) e Heureka (Helsínquia), tendo sido já apresentada em vários centros de ciência da Europa.

“Esta é uma exposição que permanece tão atual como quando a concebemos há oito anos e, na altura, não fazíamos ideia de que vinha aí uma pandemia”, refere Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. A responsável acrescenta que a mostra “não é só sobre contágios biológicos”, abordando também “o contágio a nível social, económico e psicológico”.

De forma participativa e lúdica os visitantes aprendem o que é o contágio, a diversidade de contágios e até que nós próprios somos o contágio.

“O tema desta exposição é muito relevante para a literacia científica, especialmente depois de uma época em que passámos por uma pandemia, e outras se anunciam”, salienta o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão.

Em Coimbra, a exposição tem uma novidade, o Espaço UC. A zona “vai permitir à Universidade trazer diversos centros de investigação, investigadores e investigadoras que podem vir falar de temas relacionados com a própria exposição ou outros e que nos vai permitir aumentar em muito a nossa capacidade de divulgação de ciência”, acrescenta o Reitor. O Espaço UC pode ser utilizado através do envio de vídeos ou mesmo da realização de atividades no local. Para o efeito, os interessados podem enviar email para info@exploratorio.pt.

Um dos objetivos do Espaço UC e da própria exposição é aproximar a investigação e a ciência da sociedade. “Contem com o UC Exploratório para a divulgação da Ciência”, resume Paulo Trincão.

Mais informações em www.exploratorio.pt.