UC está entre as 140 melhores instituições de ensino superior europeias

QS World University Rankings: Europe 2025 distingue Universidade de Coimbra como a 138.ª melhor da Europa, superando todas as concorrentes nacionais na Sustentabilidade.

RS
Rui Marques Simões
10 julho, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

A Universidade de Coimbra (UC) foi considerada a 138.ª melhor instituição de ensino superior da Europa no QS World University Rankings: Europe 2025, divulgado esta quarta-feira, dia 10. O ranking continental da Quacquarelli Symonds (QS), lançado pela primeira vez no ano passado, avaliou mais de 680 instituições de ensino superior de 42 países, com a UC a superar toda a concorrência nacional no indicador Sustentabilidade.

O QS World University Rankings: Europe 2025 avaliou as instituições de ensino superior europeias em 12 indicadores, de cinco grandes áreas: Investigação (Research and Discovery), Empregabilidade (Employability and Outcomes), Experiência de aprendizagem (Learning Experience), Envolvimento Global (Global Engagement) e Sustentabilidade (Sustainability).

Além de se manter na 138.ª posição a nível geral (como na edição anterior), a UC destacou-se entre as 50 melhores instituições europeias nos indicadores Exchange Students (24.º lugar), que avalia a quantidade de estudantes enviados e recebidos em programas de mobilidade/intercâmbio, e Papers per Faculty (36.º), que analisa a quantidade de publicações científicas.

A Universidade de Coimbra viu também consolidar-se, neste ranking, o estatuto de instituição de ensino superior mais sustentável de Portugal. Ficando no 81.º lugar do indicador Sustainability, que mede o impacto social e ambiental das instituições na promoção de uma sociedade mais sustentável, a UC registou o melhor resultado entre as IES nacionais neste domínio.

Nesta edição, a classificação do QS World University Rankings: Europe é liderada pelo Instituto Federal de Tecnologia (ETH) de Zurique (Suíça), que superou o Imperial College de Londres (2.º) e a Universidade de Oxford (3.º), ambos do Reino Unido.