UC e Stemlab firmam parceria para a cedência de células estaminais para fins de investigação

A colaboração pretende contribuir para melhorar a compreensão dos mecanismos moleculares e para a melhoria de procedimentos clínicos.

CB
Catarina Ribeiro c/UC Business
28 setembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© CNC-UC

A Universidade de Coimbra (UC) e a Stemlab S.A., detentora da marca Crioestaminal, celebraram um protocolo com vista ao apoio a atividades do grupo de investigação em Biologia da Reprodução e Células Estaminais do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC), liderado pelo docente e investigador, João Ramalho-Santos, atual Vice-Reitor da UC para a Investigação.

Este grupo de investigação da UC tem vindo a desenvolver investigação sobre a biologia básica de gametas e células estaminais, focando aspetos relacionados com o metabolismo em projetos translacionais, relacionados com a infertilidade, a procriação medicamente assistida e a preservação da fertilidade. Esta colaboração pretende, assim, contribuir para melhorar a compreensão dos mecanismos moleculares envolvidos e para a melhoria de procedimentos clínicos.

A empresa detentora da marca Crioestaminal vai disponibilizar amostras anonimizadas de células do tecido do cordão umbilical/sangue do cordão umbilical, obtidas no decurso do desenvolvimento da sua atividade. Ressalva-se que esta doação se integra no âmbito do biobanco de Investigação e Desenvolvimento (I&D) com recurso a amostras doadas para o fim de I&D, mediante consentimento informado dos dadores, não envolvendo as amostras dos clientes da empresa.