UC é parceira do primeiro Centro TUMO em Portugal

A Universidade de Coimbra (UC) é a primeira parceira académica do TUMO Coimbra.

MC
Maria Cano
KP
Karine Paniza
20 setembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

“Um passo importante naquilo que é o nosso projeto educativo na Universidade de Coimbra, que começa na creche, envolve o UC Exploratório, o Student Hub com o público pré-universitário”. Foi desta forma que o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, contextualizou o protocolo de colaboração assinado entre a UC e a associação promotora do projeto TUMO – Center for Creative Technologies em Portugal, no dia 20 de setembro, na Reitoria da UC.

A parceria académica entre as duas entidades vai contemplar colaboração nas atividades de formação do TUMO, designadamente através do envolvimento de docentes e estudantes, bem como a realização de atividades complementares conjuntas (bootcamps, workshops, etc.), entre outras iniciativas.

Eis o que pode fazer:

O Diretor do TUMO Portugal, Pedro Santa Clara, explicou que os centros TUMO complementam “a educação tradicional e têm um modelo de aprendizagem distinto”, referindo que o TUMO Coimbra vai ter “pessoas que vão aprender a aprender e essa será a meta-competência mais-importante para o futuro”. Ao ser um programa totalmente gratuito, o projeto quer ser um “verdadeiro elevador social”, acrescenta.

Amílcar Falcão frisou o compromisso assumido com o TUMO referindo que “o sucesso do projeto é o da cidade e o da Universidade”.

O TUMO Coimbra vai ser inaugurado no dia 28 de setembro e entrará em funcionamento no dia 2 de outubro.

O que é o TUMO?

O TUMO é um programa educativo que combina tecnologia com criatividade, através de um ensino presencial, complementar e gratuito.

Teve origem na Arménia e o primeiro centro está localizado no parque Hovhannes Tumanyan (nome de um poeta arménio). Como chamavam ao parque TUMO, o nome acabou por ser adotado para o programa.

Com a inauguração em breve dos centros de Coimbra, Los Angeles e Tóquio, o TUMO passa a contar com 14 centros a nível mundial.

Em Portugal, o TUMO Coimbra vai receber inicialmente 1050 jovens entre os 12 e os 18 anos que vão adquirir competências em oito áreas na interseção da tecnologia com a criatividade: Fotografia, Animação, Desenvolvimento de Jogos, Programação, Música, Design Gráfico, Cinema e Robótica.