UC e a República Democrática de Timor-Leste assinam acordos de cooperação para “abrir horizontes novos e diferenciados”

Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, e Ministro da Justiça timorense, Manuel Cárceres da Costa, com "empenho e confiança" nos acordos firmados na Sala do Senado da UC.

16 setembro, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

“Festejamos mais uma importante etapa de uma já longa e importante história entre a República Democrática de Timor-Leste e a Universidade de Coimbra (UC)”. O Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, definiu assim o Protocolo Quadro de Cooperação e os dois contratos assinados a 16 de setembro entre as duas entidades. O Reitor da UC, Amílcar Falcão, e o Ministro da Justiça timorense, Manuel Cárceres da Costa, sublinharam o empenho e confiança tanto da UC como de Timor, para a promoção dos acordos.

Para Amílcar Falcão, a UC entra “nestes acordos com espírito de parceria. Queremos ensinar e queremos aprender”. O responsável da Universidade de Coimbra defende que, com acordos deste género, é possível “abrir horizontes novos e diferenciados para ambas as partes”. Já Manuel Cárceres da Costa considera ser “uma honra” proceder à celebração destes protocolos em Coimbra, “espaço de referência mundial dos que buscam sabedoria”.

O Protocolo Quadro de Cooperação e os dois contratos prevêm a realização em Coimbra de cursos de formação avançada dos magistrados e dos defensores públicos de Timor-Leste, ao nível da Língua Portuguesa (na Faculdade de Letras da UC) e da formação em Direito de Timor (na Faculdade de Direito da UC), bem como a promoção de cursos de português para licenciados timorenses em Direito que sejam selecionados para frequentarem Mestrados da FDUC.

Veja aqui algumas fotos da cerimónia:

Assinatura de um Protocolo Quadro de Cooperação e dois contratos entre a UC e a República Democrática de Timor Leste

Marta Costa e Karine Paniza